Pint of Science divulga programação

Fotos

A organização do Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo, publica nesta quinta, dia 25 de abril, a programação completa, dividida nos dias 20, 21 e 22 de maio. Neste ano o festival acontece em 24 países e, no Brasil são 87 cidades na empreitada. Em Campinas, quatro bares e uma casa de cultura sediam o evento. Limeira e Piracicaba, onde também há campi da Unicamp, também participam do festival. Todas as apresentações começam às 19h30.

A iniciativa, que está na quarta edição no Brasil, propõe aos cientistas a abordagem de grandes temas de pesquisa – ligados ao cotidiano e a desafios globais – em um ambiente descontraído e sem suportes didáticos tradicionais das salas de aula ou laboratórios. O ambiente, formado por um bar, chopp, petiscos e público não necessariamente ligado ao meio acadêmico, “pede” linguagem acessível e abertura a troca de ideias durante as noites de evento, sem deixar de lado a credibilidade científica. O Pint of Science começou em Londres, no ano de 2012, a partir de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas. Logo, a proposta de divulgação chegou aos cinco continentes.

A equipe organizadora no país e em cada município é 100% voluntária. Em Campinas, o coordenador é Luiz Carlos Dias, professor do Instituto de Química da Unicamp, em parceria com o Labjor Unicamp (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) e a empresa de divulgação científica, Numinalabs. “São quase 30 palestrantes, que vão falar sobre temas como ciência e políticas Públicas, ciência forense, preservação de línguas indígenas, universo, evolução, previdência e muito mais”, pontua o coordenador. Ele também destaca a participação feminina em 2019. “Contamos com 62% de palestrantes mulheres, sendo que a comissão organizadora campineira também é maioria em pesquisadoras, com 65%”

Veja mais nos sites:

pintofscience.com.br/events/campinas

pintofscience.com.br/events/limeira

pintofscience.com.br/events/piracicaba

Confira vídeo produzido pela TV Unicamp:

Imagem: Reprodução

Comunidade Interna