Professores da área de engenharia publicam livro sobre análise de sinais

Imagem da exemplares da publicação que tem a capa azul clara com o desenho de sinais, o título do livro e nomes dos autores

O livro “Análise linear de sinais – Teoria, ensaios práticos e exercícios” (Editora Blucher) de autoria dos professores José Cláudio Geromel, da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEEC), e Grace Deaecto, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), foi lançado nesta quinta-feira (14). Os autores falaram sobre a publicação e também autografaram exemplares durante o evento de lançamento na sala da congregação da FEEC.

É a terceira publicação encabeçada pelo professor Geromel sobre um conjunto de assuntos clássicos que permeia todos os programas de graduação em engenharia e ciências exatas, explica o docente. “Na graduação em engenharia elétrica temos disciplinas básicas que são sobre sinais, sistemas e controle de sistemas. A publicação do livro sobre sinais encerra um projeto de trinta anos”, conta o autor. Segundo o docente a ideia do livro é mostrar para o Brasil, em língua portuguesa, como essas disciplinas são ensinadas na Unicamp.

Os autores conversam e assinam exemplares do livro. Geromel está em pé conversando com outro homem de costas para as lentes do fotógrafo e Grace está sentada assinando um exemplar e sorrindo para o homem que comprou
Os autores e professores Geromel e Grace durante o lançamento da publicação

A parceria com a professora Grace para o desenvolvimento do livro durou seis anos. “É um livro bastante didático que contém exercícios propostos e resolvidos. Nos últimos capítulos nos dedicamos a algumas aplicações como, por exemplo, a análise de sinais de um eletrocardiograma, a transmissão de sinal via rádio ou vibrações mecânicas”, salientou Grace. De acordo com ela, sinal é um conjunto de dados organizados. Um eletrocardiograma por exemplo, expressa os batimentos cardíacos em relação ao tempo.

Os autores acrescentam que a publicação traz uma visão própria deles sobre o assunto. “Esse livro é uma visão própria nossa, significa que não tem similar. Tudo que está aqui é conhecido, são resultados obtidos há muito tempo e ensinados em todas as escolas, mas a maneira como abordamos carrega a opinião dos autores, sobre ênfases ou sobre como ensinar isso ou aquilo”, diz o professor. O livro poderá ser adquirido em livrarias ou pelo site da editora.