Dany-Robert Dufour, autor de "O Divino Mercado", faz conferência na Economia

O filósofo aparece olhando para as lentes do fotógrafo e gesticulando durante sua palestra
O filósofo francês Dany-Robert Dufour

Era uma vez uma colmeia bastante próspera, porém dominada por fraudes e vícios. Até que as abelhas, na tentativa de criar uma sociedade que fosse também virtuosa, resolvem que todos deveriam mudar e buscar a honestidade. A partir daí começa o declínio da colmeia e nada mais se produz. Em “A Fábula das Abelhas” do autor holandês Bernard Mandeville, de 1723, o filósofo francês Dany-Robert Dufour buscou a síntese a partir da qual construiu seu raciocínio na conferência "O homem que virá após o Liberalismo". “A desonestidade é condição da produção da riqueza”, destacou o filósofo. O evento foi realizado na quinta-feira, 30, no auditório 'Zeferino Vaz' do Instituto de Economia (IE) da Unicamp.

Diretor do Programa do Colégio Internacional de Filosofia e professor da Universidade Paris VIII Dufour afirmou que Mandeville sofreu todas as consequências por falar sobre verdades do que viria a ser o capitalismo “que precisam ser executadas, mas não ditas”. O autor teve obras queimadas, foi acusado por ser “espírito libertino” e teve suas teses ocultadas, de acordo com o palestrante.

Dufour ainda comentou sobre a primazia da economia de mercado sobre outros tipos de economia, como a simbólica, a cultural, a discursiva ou a psíquica. Segundo ele, o sistema capitalista chegará ao contrário do que apregoa “porque estamos sistematicamente destruindo o mundo”. Para o filósofo será preciso reintroduzir leis e regulações. “Precisaremos dar fim ao ‘sempre mais’ e a ideia do ‘sujeito sem limites’”.

A conferência recebeu o título de um dos livros lançado pelo filósofo traduzidos para o português, muito embora Dufour não tenha falado necessariamente sobre ele em sua palestra. Foi sobre outra obra do filósofo, “O Divino Mercado”, que o diretor do Instituto de Economia, Paulo Sérgio Fracalanza, deu um depoimento, na abertura do evento. “O professor, além de erudito e eminente filósofo, é muito generoso. Seu texto é delicioso e nos conduz a um caminho de reflexão sobre o mundo em que vivemos”, afirmou.

imagem da mesa de abertura do evento com todos os convidados
Mesa de abertura do seminário

A conferência foi parte da programação de comemoração dos 50 anos do instituto e foi organizada em parceria com a Embaixada da França no Brasil e o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI. O professor Fernando Sarti, coordenador do centro, destacou que o evento "Crise e Transformação Social. Debates interdisciplinares sobre dilemas da atualidade" foi inserido na proposta de “pensar a temática do desenvolvimento de forma integrada”

O diretor executivo de Relações Internacionais da Unicamp, Mariano Laplane, complementou que haverá um ciclo de seminários internacionais com intelectuais franceses nas universidades. “A obra de Dufour atende a uma perspectiva interdisciplinar. Fala de filosofia, de linguística e de psicanálise. O mundo está em processo de mudança e, num momento de transição, é preciso romper barreiras. Esse é o espírito desse ciclo de seminários”. Após a conferência houve um debate com a participação das professoras Leda Maria Paulani, da Universidade de São Paulo (USP), e Angela Ganem, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Imagem de capa
O filósofo Dany-Robert Dufour na conferência

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola