Professores da Unicamp são contemplados com a Ordem Nacional do Mérito Científico

Professores contemplados com a honraria
O presidente da República, Michel Temer, anunciou na última quarta-feira (1) uma lista com os novos membros e agraciados com a promoção de classe da Ordem Nacional do Mérito Científico. Entre os contemplados estão diversos professores da Unicamp. A entrega das insígnias e do diploma deve ocorrer em outubro, em data a ser definida pelo Palácio do Planalto.

A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma honra concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras, reconhecendo suas contribuições para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

Em fevereiro deste ano, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) recebeu as indicações de candidatos ligados a instituições científicas. Uma comissão técnica formada por integrantes do MCTIC, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) avaliou o mérito das indicações. Veja lista completa.

Professores da Unicamp promovidos para a Classe Grã-Cruz

Ciências biológicas

Anibal Eugênio Vercesi - Em 1972, graduou-se em Medicina na Unicamp e, em 1974 e na mesma instituição, obteve o título de doutor em bioquímica. No exterior, Aníbal realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins (JHU, na sigla em inglês), Estados Unidos, em dois períodos, entre 1976 e 1977 e entre 1979 e 1980. Sua área de pesquisa compreende os temas: metabolismo, bioenergética mitocondrial, homeostase de íons, estresse oxidativo em protozoários, fungos, plantas e mamíferos.

Ciências da Engenharia

José Claudio Geromel - Formou-se Engenheiro Eletricista, especialidade Automação, na Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp em 1975. Concluiu seu programa de mestrado em Engenharia Elétrica em 1976 e obteve o título de Doctuer dÉtat em 1979 na Universidade Paul Sabatier – LAAS / CNRS, Toulouse, França. Obteve o título de Livre-docente em 1987 e é, desde 1990, professor titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp. Orientou vários trabalhos de pesquisa através de programas de iniciação científica (11), de mestrado (22) e de doutorado (11). Em 1998 tornou-se Pró-reitor de Pós-graduação da Unicamp e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Em 2004 publicou, pela Editora Edgard Blucher, em conjunto com um colega A. G. B. Palhares da Unicamp, o livro “Análise Linear de Sistemas Dinâmicos: Teoria, Ensaios Práticos e Exercícios.

Ciências Químicas

Lauro Tatsuo Kubota - Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Londrina em 1985, Mestre em Química pelo Instituto de Química da Unesp em 1988 e doutor em Ciências pela Unicamp em 1993. Realizou o pós-doutorado na Lund University (Suécia) em 1997-98. Contratado pela Unicamp em 1994, como professor assistente doutor, tornou-se Livre-Docente em 2000, professor associado em 2001 e, em 2009, professor titular. Foi um dos pioneiros na utilização de sílica gel modificada com catalisadores para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos. Introduziu novas estratégias de modificação de eletrodos para o desenvolvimento de biossensores para aplicação clínica, ambiental e alimentícia. Publicou mais de 220 artigos em periódicos especializados com seletiva política editorial, os quais receberam mais de 3.300 citações. É autor/co-autor de 22 patentes. Participou do desenvolvimento de 98 produtos tecnológicos. Orientou 10 dissertações de mestrado, 23 teses de doutorado, supervisionou 12 pós-doutores, além de ter orientado 21 trabalhos de iniciação científica na área de Química.

Oswaldo Luiz Alves - Em 1973, concluiu os cursos de bacharelado e licenciatura em química na Unicamp e, em 1977, concluiu o doutorado nas mesmas área e universidade. Entre 1979-1981, realizou, na França, estágio de pós-doutorado no Laboratório de Espectroquímica de Infravermelho e Raman, no Centro Nacional de Pesquisa Científica (LASIR-CNRS, na sigla em francês). Seus interesses de pesquisa incluem: compostos lamelares, sistemas químicos integrados, nanocompósitos, quantum-dots, nanotubos inorgânicos, nanopartículas metálicas, vidros especiais para dispositivos fotônicos, desenvolvimento de nanoecomateriais, além da interação de nanoestruturas com biossistemas. Recebeu vários prêmios e títulos, dentre os quais destacam-se: Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002); Medalha Simão Mathias (2004) e Prêmio de Inovação Tecnológica (2008), ambos da Sociedade Brasileira de Química (SBQ); e Cientista do Ano (2016), na modalidade de nanotecnologia, do Instituto Nanocell.

Na classe Comendador, foram admitidos os seguintes professores

Sara Teresinha Olalla Saad - Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1979), especialização em Medicina pela USP (1983), Mestrado em Clínica Médica pela Unicamp (1987), Doutorado em Clínica Médica pela Unicamp (1989), Pós-doutorado pela Harvard University (1992), Pós-doutorado pela Elizabeth Hospital Of Boston (1991) e Pós-doutorado pela Institut National de La Santé Er de La Recherche Médicale (1999). Atualmente é professor titular da Disciplina de Hematologia na Unicamp. Seu principal interesse é na investigação clínica e molecular de anemias crônicas, incluindo anemias hereditárias como doenças falciformes, deficiência de piruvato quinase e glicose-6-fosfato desidrogenase, esferocitose e eliptocitose, entre outras; e anemias adquiridas como mielodisplasias, anemias carências e anemia aplástica Mais recentemente está realizando investigação da relação de células tronco hematopoiéticas e nichos da medula óssea em modelos animais e em humanos e desenvolvendo linha de pesquisa que investiga novos genes relacionados com câncer.

Insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico

Comunidade Interna