Reitoria divulga comunicado sobre negociação salarial

Comunicado da Reitoria à Comunidade

Desde o início das negociações salariais com o Fórum das Seis e com o Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), iniciadas em maio, a Reitoria da Unicamp tem mantido um diálogo aberto, franco e honesto com todas as representações de categorias e setores da Universidade.

Os indicadores e números relacionados à situação financeira da Unicamp têm sido expostos de forma transparente, quer nos meios de comunicação, quer em reuniões realizadas com as entidades de classe, a fim de manter a comunidade acadêmica e a sociedade bem informadas. Em síntese, os fatos são os seguintes:

1. O déficit orçamentário da Unicamp previsto para 2018 é de R$ 240 milhões.

1. Apesar desse quadro, e num esforço para atenuar as perdas salariais na Unicamp, USP e Unesp, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) propôs um reajuste de 1,5%.

1. A proposta foi rejeitada pelo Fórum das Seis nas três reuniões de negociação realizadas até agora com o Cruesp.

1. O reajuste de 1,5% proposto pelo Cruesp representa uma despesa adicional de R$ 26 milhões anuais.

1. O reajuste de 12,6%, reivindicado pelo Fórum, corresponderia a um aumento de cerca de 218 milhões por ano na folha de pagamentos da Unicamp.

1. Em 05 de junho, a Reitoria da Unicamp iniciou uma série de reuniões com o STU para tratar da pauta específica da categoria. Neste primeiro encontro, o STU apresentou as seguintes reivindicações:

• Aumento no valor do Vale Alimentação com base na inflação de janeiro de 2014 a abril de 2018, o que representaria uma despesa adicional de R$ 95 milhões por ano;
  • Implantação do Vale Refeição no mesmo valor praticado pela USP, o que representaria mais R$ 61,3 milhões para ativos e R4 35,1 milhões para aposentados;
  • Implantação da carreira, o que somaria R$ 154,3 milhões além do custo anualizado de R$ 120 milhões referente ao que já foi destinado à isonomia;
  • Gratuidade do transporte fretado, que resultaria numa despesa de R$ 4,6 milhões.

1. Estas reivindicações, se atendidas, totalizariam uma despesa adicional de R$ 350,2 milhões às contas da Unicamp, configurando um valor irrealista diante de um déficit consolidado de R$ 240 milhões.

1. Na sequencia de reuniões que vem mantendo com o STU, e em mais um esforço para amenizar as perdas salariais, a Reitoria da Unicamp propôs, no dia 14 de junho, reajustar em 11,7% o valor do Vale Alimentação, passando de R$ 850,00 para R$ 950,00. O aumento representará uma despesa adicional da ordem de R$ 5,7 milhões em 2018 e de R$ 11,4 milhões em 2019. Além desse aumento, a proposta mantém o reajuste de 1,5% apresentado pelo Cruesp.

1. Em nova reunião realizada em 19 de junho, o STU alterou a pauta de reivindicações, retirando a proposta de Vale Refeição para inativos e criando um novo item, denominado “Vale Nutrição”, no valor de R$ 600,00, destinado exclusivamente aos aposentados. Somados, o Vale Refeição e o Vale Nutrição implicariam numa despesa extra de R$ 96,4 milhões.

Ciente da sua responsabilidade, a Reitoria da Unicamp tem apresentado propostas realistas diante de um quadro financeiro extremamente grave.

Essa conduta continuará sendo mantida pela Administração Central como forma de promover o diálogo produtivo com base em dados objetivos.

A Reitoria considera importante expor os fatos de maneira clara e objetiva para que a comunidade acadêmica forme sua própria opinião e continue apoiando a Unicamp em sua missão social.

Reitoria da Unicamp

21 de junho de 2018

Imagem de capa
Imagem área do campus da Unicamp