Administração Central propõe aumentar o valor do auxílio alimentação de R$ 850 para R$ 950

Em reunião na tarde desta quinta-feira (14) com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) para tratar da pauta de reivindicação específica dos servidores técnico-administrativos, a Administração Central da Universidade propôs aumentar o valor do auxílio alimentação de R$ 850,00 para R$ 950,00, o que representa um reajuste de 11,7%. A concessão do índice está condicionada ao encerramento da greve dos funcionários. A proposta também precisa receber parecer da Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP) e ser aprovada pelo Conselho Universitário (Consu). Segundo os sindicalistas, a proposta será analisada em uma assembleia dos trabalhadores marcada para a próxima segunda-feira.

Foto Perri

De acordo com o reitor Marcelo Knobel, o índice oferecido representa uma decisão política por parte da Administração Central. Tecnicamente, explicou o dirigente, o reajuste não seria recomendado, dada a atual situação da Unicamp, que apresenta um déficit orçamentário da ordem de R$ 239 milhões e das incertezas no cenário político e econômico do país. Caso seja aceito pelas categorias e pelo Consu, o reajuste de 11,7% sobre o valor do auxílio alimentação, acrescentou o reitor, representará uma despesa adicional da ordem de R$ 5,7 milhões em 2018 e de R$ 11,4 milhões em 2019.

Para chegar ao valor apresentado, a Administração Central considerou que as despesas previstas com o próprio auxílio refeição eram menores este ano em relação a 2017, por causa das aposentadorias. A redução do dispêndio com o benefício é de R$ 5,4 milhões. “Estamos propondo recolocar esse montante no sistema em 2018, o que permitirá conceder um reajuste de R$ 100. O valor é o possível considerando a atual situação orçamentária e financeira da Universidade”, observou o reitor.

Durante a reunião, que ocorreu na sala do Consu, tanto Knobel quanto a coordenadora-geral da Unicamp, Teresa Atvars, manifestaram a disposição da Administração Central de continuar negociando com o STU os demais itens da pauta específica, como a discussão do transporte fretado e a implementação da carreira. Também participaram do encontro representando a Administração Central a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Marisa Beppu; o chefe de Gabinete, Joaquim Murray Bustorff Silva; e o coordenador da Assessoria de Economia e Planejamento (Aeplan), Thiago Baldini da Silva.

Em pauta, o índice de reajuste salarial
Na edição desta semana do "Unicamp Direto ao Assunto", programa produzido pela Rádio Web Unicamp, o reitor Marcelo Knobel fala sobre reajuste salarial, aumento do auxílio alimentação e, ainda, progressão na carreira. Confira no player abaixo:

Comunicado da Reitoria

Considerando a discussão ocorrida ontem (13), em São Paulo, entre representantes do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) e do Fórum das Seis, bem como as reivindicações da pauta específica protocolada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), conforme ofício nº 422/2018, a Reitoria propõe aumentar para R$ 950,00 o valor do auxílio alimentação.

De acordo com a Deliberação Consu-A-020/2017 (Artigo 1º, Parágrafo 1º, Item IX), para entrar em vigor esta proposta deverá ser apreciada pela Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP) e aprovada pelo Conselho Universitário (Consu).

A proposta somente será submetida às instâncias competentes após o término de eventuais paralisações e também estará condicionada à não realização de qualquer ato que impeça o diálogo entre as partes e o livre acesso às instalações de trabalho no campus.

Os demais itens da pauta específica serão discutidos em reuniões agendadas ao longo do ano.

A Reitoria reitera sua disposição em manter-se sempre aberta ao diálogo com as entidades representativas, e espera que as atividades da Universidade se normalizem o mais rápido possível.

Reitoria da Unicamp

Campinas, 14 de junho de 2018.

Reunião entre a Administração Central  e o STU