Cruesp e Fórum das Seis iniciam terceira rodada de negociações

Autoria

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) e o Fórum das Seis iniciaram na tarde desta quinta-feira (07) a terceira reunião de negociação para discutir o índice de reajuste salarial dos servidores nas três universidades estaduais paulistas. No dia 03 de maio houve uma reunião técnica e, no dia 17 de maio, em novo encontro com o Fórum das Seis, o Cruesp propôs um reajuste de 1,5%.

O terceiro encontro entre os reitores e o Fórum das Seis estava inicialmente marcado para o dia 30 de maio, mas foi cancelado pelo fato de o Conselho Universitário da Unicamp (Consu) ter sido impedido de reunir-se no dia anterior em razão de piquetes promovidos pelo movimento sindical. Diante desse quadro, a Reitoria da Unicamp marcou uma nova reunião do Consu, que foi realizada na última terça-feira (05), quando os conselheiros, após ampla discussão, homologaram o índice proposto pelo Cruesp. Com isso, o Cruesp confirmou a terceira reunião para esta quinta-feira (07).

Antes da reunião do Consu, a reitoria da Unicamp divulgou nota informando que, independentemente da homologação dos índices propostos, as discussões entre o Cruesp e o Fórum das Seis continuam ocorrendo. Segundo a nota, a homologação dos índices pelos Conselhos Universitários da Unicamp e da USP não implica que as discussões sejam encerradas.

O Conselho Universitário da USP já homologou o reajuste de 1,5% proposto para 2018. O índice foi aprovado em reunião realizada no dia 29 de maio – mesma data em que o Conselho Universitário da Unicamp deveria ter deliberado sobre o assunto. Os trabalhadores da USP e da Unesp já receberam o aumento proposto em seu salário.

No que se refere ao reajuste para 2018, o Cruesp foi claro em afirmar que a decisão de propor um aumento de 1,5% representa um esforço das três universidades em buscar repor ao menos o índice de inflação dos últimos anos, mesmo em um momento de grave crise. Embora o reajuste de 1,5% não corresponda às expectativas de docentes e funcionários, sua aplicação terá um impacto considerável sobre as despesas anuais da Unicamp, que aumentarão em cerca de R$ 26,5 milhões.

Reunião de negociação para discutir índice de reajuste salarial dos servidores
Servidores no entorno da sede do Cruesp, em São Paulo
Imagem de capa
Reunião de negociação para discutir índice de reajuste salarial dos servidores