Unicamp divulga lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular 2020

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de obras em língua portuguesa, cuja leitura é obrigatória para candidatos ao Vestibular Unicamp 2020. A lista mantém o mesmo número de 12 obras da anterior. A cada ano, a Unicamp renova parcialmente as obras que compõem a lista, para permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos. A lista para o Vestibular 2020 apresenta três obras novas em relação à anterior.

As obras são de diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira e portuguesa. É importante destacar que essa lista não é a mesma para o Vestibular Unicamp 2019, que ocorre ainda este ano, e cujas obras já foram divulgadas anteriormente. Ambas as listas podem ser consultadas em www.comvest.unicamp.br

A nova lista de obras inclui romance, poesia, peça teatral, conto, diário, e letras de música, entre outros gêneros, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos, sem sobrecarregá-lo no volume de leituras. Abaixo está o programa para o Vestibular Unicamp 2020. As obras marcadas em negrito são as que foram inseridas na lista atual. As demais já constavam da lista anterior. As obras inseridas para o Vestibular 2020 possuem relevância estética, cultural e pedagógica para a formação dos estudantes do ensino médio.

A playlist do disco dos Racionais está disponível no Spotfy ou Youtube (acesse os links abaixo)

Lista de obras do Vestibular

*É exigida a leitura dos quatro livros que compõem a edição de 1982 (A teus pés, Cenas de abrilCorrespondência completa e Luvas de pelica, lançada pela Editora Brasiliense), reeditada e relançada em 2016 pela editora Companhia das Letras.

Mais sobre Racionais no Jornal da Unicamp:
Mano em campo minado

Discurso sincopado

Na batida e nas contradições de um sobrevivente

Expressão poética do rap brasileiro é tema de estudo

Capa do disco dos Racionais MCs

Comunidade Interna