Unicamp recebe estudantes em nova edição do Ciência & Arte nas Férias

A edição 2018 do programa Ciência & Arte nas Férias teve início nesta quarta-feira (3) com a realização da mesa de abertura do auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O programa tem como objetivo abrir as portas da Universidade para jovens das escolas de ensino médio, que terão a oportunidade de conhecer a Unicamp realizando tarefas sobre pesquisas científicas e de expressão artística. As atividades serão realizadas até o dia 2 de fevereiro.

Participantes do Ciência & Arte nas Férias acompanha a abertura da edição 2018

Realizado pela 16ª vez, o Ciência & Arte nas Férias reúne nesta edição 140 estudantes de 47 escolas públicas da região de Campinas, Limeira e Piracicaba. Ao longo das próximas quatro semanas, os jovens participarão em 45 projetos individuais e onze oficinas relacionadas com as áreas de artes, humanidades, química, biológicas e saúde.

Participantes do Ciência & Arte nas Férias acompanha a abertura da edição 2018

Para a coordenadora-geral da Universidade, professora Teresa Atvars, o programa está consolidado, sendo positivo como forma de despertar o interesse dos alunos do ensino médio para a ciência. “Na medida em que eles passam a conhecer a Unicamp, eles se sentem estimulados a prestar nosso vestibular no futuro, já com uma percepção melhor de qual profissão querem ter em suas vidas”, afirmou.

"O Ciência & Arte nas Férias tem uma enorme repercussão na comunidade interna e externa, pois estabelece uma conexão forte entre a Unicamp e as escolas públicas de Campinas, Piracicaba e Limeira", avalia o professor Munir Skaf, pró-reitor de pesquisa da Unicamp e um dos responsáveis pelo programa. “É um programa que atrai e estimula adolescentes a estudarem ciências e artes”.

Mesa de abertura do Ciência & Arte nas Férias 2018

Além dos projetos individuais e das oficinas, os participantes do Ciência & Arte nas Férias visitarão os laboratórios e demais instalações da Unicamp com auxílio de monitores; e almoçarão no Restaurante Universitário. Também faz parte da programação algumas palestras, como a de abertura proferida pelo professor Daniel Martins de Souza, do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia, sobre a profissão de cientista. “A Unicamp é uma universidade voltada para a pesquisa, e falarei sobre a importância da ciência e da pesquisa. Com alguns exemplos mostrarei que qualquer pessoa pode ser cientista”, explica Daniel Souza.

Presente na mesa de abertura, o professor Antonio Admir Schiavo, dirigente regional de ensino Campinas Oeste da Rede Estadual de Ensino, avalia que o programa Ciência & Arte nas Férias é uma excelente oportunidade para que os estudantes das escolas públicas façam contato com a Unicamp e comecem a pensar em suas futuras carreiras. "O fato dos nossos alunos estarem aqui é importante para que eles se interessem pela Unicamp, que saibam que a universidade não esta fora do alcance deles. Para o jovem é uma possibilidade de abertura para o conhecimento."

Munir Skaf, pró-reitor de pesquisa da Unicamp
Teresa Atvars, coordenadora-geral da Unicamp
Estudante acompanha abertura do Ciência & Arte nas Férias 2018
Daniel Martins de Souza, professor do IB