Unicamp perde o professor Mario Alberto de Santana

Autoria

Mario Alberto de Santana
Mario Alberto de Santana na prova de habilidades em artes cênicas do Vestibular 2017

Mario Alberto de Santana, professor do Departamento de Artes Cênicas, do Instituto de Artes da Unicamp, faleceu na terça-feira (2), na praia da Bombaça em Barra Grande, na Península de Maraú, na Bahia. Santana morreu afogado, quando tentava salvar um filho de 9 anos. O filho salvou-se. O corpo de Mario Santana foi velado no ginásio esportivo de Vila de Maraú e sepultado no Cemitério de Mangue Verde, também em Maraú, no dia 3.

O professor do IA tinha graduação em Ciências Sociais, mestrado em Letras, ambos pela UFRJ e doutorado em Artes Cênicas pela USP. No Departamento de Artes Cênicas trabalhava com  teatro contemporâneo, dramaturgia das ações cênicas, ator-criador, gramáticas da cena: o tempo e o espaço, o vazio e o silêncio como matrizes do discurso cênico. Mario Santana era o coordenador da seleção em artes cênicas do Vestibular da Unicamp. Em janeiro do ano passado o Portal Unicamp acompanhou a prova de habilidades do Vestibular 2017. Confira a matéria: Candidatos sobem ao palco na prova de habilidades específicas em Artes Cênicas.

Santana participava da seleção para o curso de Artes Cênicas há cerca de 15 anos e ajudou a definir, a partir das provas específicas, o perfil de aluno. Em depoimento no vídeo a seguir, produzido pela TV Unicamp, Mário Santana ressaltou a importância de estar sempre repensando essas provas, no sentido de aprimorar a seleção. Para ele, “há 15 anos percebíamos que muitos estudantes chegavam ao curso sem conhecer o universo que escolheram para sua formação. A partir dessa percepção, reelaboramos a prova, de maneira a indicar aos candidatos que, sim, é preciso um conhecimento prévio sobre o universo das Artes Cênicas”.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”