“Hack the Campus” começa no Instituto de Computação

Reitor Marcelo Knobel abre Hack the Campus

A cerimônia oficial de abertura do Hack the Campus, um hackathon focado em transparência e open data, aconteceu na noite desta sexta-feira (27), no auditório do Instituto de Computação (IC) da Unicamp. Esta é a primeira vez que um evento desta natureza é sediado pelo Instituto. O Hack, que se estenderá até a tarde de domingo (29), no bloco 3 do IC, reúne estudantes da Unicamp, USP, Unesp e URFJ. Todos estão encarregados em propor ferramentas, fazer análises e encontrar soluções para disponibilizar dados da Universidade ao público, tornando-a cada vez mais transparente.

A jornada a ser cumprida pelos estudantes será de 36 horas de trabalho ininterrupto. No programa do evento constam palestras, workshops, pizza e até café da manhã.  Veja programação completa.

O reitor Marcelo Knobel, autoridade máxima da universidade, participou da mesa de abertura do evento. “Ampliar a transparência é uma ideia que tivemos desde o início de minha campanha para a Reitoria.  É isso que a universidade pública deve fazer”, disse. Ao lado de Knobel estava a Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Marisa Beppu. De acordo com ela, “o caminho da transparência é irreversível, necessário e a única forma que a sociedade tem realmente de participar e auditar sobre de que maneira os recursos da universidade estão sendo geridos”.  Beppu salientou que a busca da população por  transparência é uma questão de cidadania, de querer se envolver com a sociedade e também de querer saber como é que o dinheiro público está sendo gerido.  Para a pró-reitora, o evento pode ser considerado “uma espécie de ‘ponta-pé inicial’ para que a Unicamp possa trabalhar as informações, gerar sistemas robustos de análise e possibilitar futura disponibilização ao público.

Auditório do Instituto de Computação. Pela frente 36 horas de trabalho

"Essa é a primeira vez que esse evento é sediado pelo nosso instituto. A ideia também é construir um novo portal de transparência para a instituição", ressaltou Rodolfo Jardim de Azevedo, diretor do IC.   "A Unicamp é uma instituição pública e tem procurado prestar contas à sociedade. Logo, acreditamos que esse o Hack the Campus abrirá mais essa outra oportunidade".

O aluno de Engenharia Elétrica, Gustavo Haanwinckel Maronato, um dos responsáveis pela organização, disse que a ideia do Hackathon é explorar os dados que foram coletados durante o semestre com a disciplina Transparência de Dados, criada por meio de acordo entre a Reitoria e o Instituto de Computação (IC). Segundo o estudante, os dados que Unicamp disponibiliza atualmente são passivos e a Lei de Acesso à Informação necessita que os dados sejam ativos”, explicou.

Para Micael Waldheln Pereira, aluno de Engenharia Química e também organizador do Hackathon, “as pessoas têm o direito de saber tudo o que acontece em nossa Universidade. Se alguma equipe conseguir fazer algum projeto que permita, por exemplo, que cegos ou surdos consigam ter acesso às informações seria fantástico. Essa é a ideia”, completou.

PREMIAÇÃO – As três equipes com os melhores projetos receberão prêmios dos patrocinadores, como InMetrics e Microsoft. Caberá ao primeiro colocado 1.000 reais, para o segundo 600 reais e para o terceiro 400 reais. Os vencedores serão conhecidos no domingo (29), às 15 horas.

Ainda não conhece o site do Hack the Campus? 'Peraí'....tô pensando em uma solução... Encontrei! Clique aqui