Unicamp e TU Delft, da Holanda, discutem bioenergia

Autoria

A Unicamp reúne-se com a Delft University of Technology (TU Delft) da Holanda nesta quarta-feira (25), às 18 horas, na Casa do Professor Visitante (CPV). A ideia é trocar impressões sobre a colaboração já existente entre ambas, iniciada em 1999, que resultou na abertura (em 2013) de um escritório no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp, de modo a facilitar o plano de atividades entre as duas instituições na área de bioenergia. A delegação holandesa virá composta por 12 professores e dirigentes. O pró-reitor de pesquisa da Unicamp dará as boas-vindas à comitiva da Holanda. O professor Gustavo Paim, também da Unicamp, acompanha a programação na CPV.

Às 18h10, o pós-graduando da Unicamp Eduardo Almeida Benalcazar falará de sua experiência na TU Delft, ao abordar o tema "Fazendo um doutorado de duplo diploma". Às 18h20, a professora Patricia Osseweijer, líder do grupo de pesquisa Biotecnologia e Sociedade da TU Delft, falará sobre "Colaboração bem-sucedida: valor agregado das ciências biológicas para a engenharia". A seguir, às 18h35, Tim van der Hagen, presidente da Diretoria Executiva da Delft University of Technology, se pronunciará a respeito da colaboração com a Unicamp. Às 18h45, haverá oportunidade para os convidados participarem de uma sessão de perguntas e respostas (Q&A - Questions and Answers).

As colaborações entre a TU Delft variam de projetos conjuntos de pesquisa e educação, e intercâmbio de estudantes para a colaboração internacional organizada em programas como o de dupla graduação. Além disso, inclui treinamento de profissionais altamente qualificados na área de bioenergia. A TU Delft, fundada em 1842, é um dos centros de ensino superior mais importantes dos Países Baixos.

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo