Eleições para representação discente serão eletrônicas

 

Cartazes para eleições Consu representação discente para graduação e pós graduação

As eleições para representação discente junto ao Conselho Universitário (CONSU), Comissão Central de Graduação (CCG) e Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) serão realizadas eletronicamente pela primeira vez na Unicamp. O sistema para votação foi desenvolvido pelo Centro de Computação (CCUEC) e já é utilizado para as eleições de Congregações. Todos os alunos receberão um email na véspera das eleições com seu nome de usuário e senha. O objetivo é ampliar a participação de discentes nas escolhas de seus representantes. Na eleição de 2016 (mandato 2017), as abstenções foram de 81,5% (graduação) e 96,7% (pós-graduação), segundo dados da Secretaria Geral (SG).

De acordo com a secretária geral Ângela de Noronha Bignami, atualmente todas as eleições administradas pela SG são feitas por cédulas de papel. “Queremos preparar a comunidade para que futuramente todas as eleições possam ser eletrônicas até a consulta para reitor se for o caso”. O corpo discente, ao lado do corpo docente, segundo ela, é o mais habituado ao meio eletrônico, o que deverá facilitar a votação. “Os alunos da pós-graduação principalmente, nem sempre estão na Universidade pois trabalham bastante em casa, o que dificulta a eleição por meio de cédula”, observa.

A assistente de direção Adriana do Carmo aparece ao lado da secretária Angela sentadas em uma mesa de madeira clara.
A assistente de direção Adriana do Carmo e a secretária geral Ângela Bignami: primeira eleição eletrônica para discentes

O voto discente não é obrigatório, ao contrário do que ocorre com docentes e servidores. As eleições para representação da Graduação serão de 7 a 9 de novembro para a Graduação e de 22 a 24 de novembro para a Pós-Graduação. As inscrições de candidatos começam hoje e seguem até dia 19 de setembro na SG. São nove vagas para o CONSU sendo cinco cadeiras para a Graduação e quatro para a Pós-graduação; e nove vagas para a CCG; além de cinco vagas para a CCPG. No caso da Graduação o quórum de 15% de votantes é necessário para garantir a quantidade de vagas. A eleição será conduzida por Comissões Eleitorais, constituídas pelo CONSU e o mandato dos representantes será de um ano. Os editais estão disponíveis no site da SG.

Imagem de capa

Cartazes verdes onde estão escritas as informações para as eleições das representações discentes
Cartazes chamam a atenção para as eleições