Eleições para representação discente serão eletrônicas

Cartazes para eleições Consu representação discente para graduação e pós graduação

As eleições para representação discente junto ao Conselho Universitário (CONSU), Comissão Central de Graduação (CCG) e Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) serão realizadas eletronicamente pela primeira vez na Unicamp. O sistema para votação foi desenvolvido pelo Centro de Computação (CCUEC) e já é utilizado para as eleições de Congregações. Todos os alunos receberão um email na véspera das eleições com seu nome de usuário e senha. O objetivo é ampliar a participação de discentes nas escolhas de seus representantes. Na eleição de 2016 (mandato 2017), as abstenções foram de 81,5% (graduação) e 96,7% (pós-graduação), segundo dados da Secretaria Geral (SG).

De acordo com a secretária geral Ângela de Noronha Bignami, atualmente todas as eleições administradas pela SG são feitas por cédulas de papel. “Queremos preparar a comunidade para que futuramente todas as eleições possam ser eletrônicas até a consulta para reitor se for o caso”. O corpo discente, ao lado do corpo docente, segundo ela, é o mais habituado ao meio eletrônico, o que deverá facilitar a votação. “Os alunos da pós-graduação principalmente, nem sempre estão na Universidade pois trabalham bastante em casa, o que dificulta a eleição por meio de cédula”, observa.

A assistente de direção Adriana do Carmo aparece ao lado da secretária Angela sentadas em uma mesa de madeira clara.
A assistente de direção Adriana do Carmo e a secretária geral Ângela Bignami: primeira eleição eletrônica para discentes

O voto discente não é obrigatório, ao contrário do que ocorre com docentes e servidores. As eleições para representação da Graduação serão de 7 a 9 de novembro para a Graduação e de 22 a 24 de novembro para a Pós-Graduação. As inscrições de candidatos começam hoje e seguem até dia 19 de setembro na SG. São nove vagas para o CONSU sendo cinco cadeiras para a Graduação e quatro para a Pós-graduação; e nove vagas para a CCG; além de cinco vagas para a CCPG. No caso da Graduação o quórum de 15% de votantes é necessário para garantir a quantidade de vagas. A eleição será conduzida por Comissões Eleitorais, constituídas pelo CONSU e o mandato dos representantes será de um ano. Os editais estão disponíveis no site da SG.

Cartazes verdes onde estão escritas as informações para as eleições das representações discentes
Cartazes chamam a atenção para as eleições