Expedição de Darwin é tema de mostra na Biblioteca Central

Duas mulheres colocam na parede um dos painéis da exposição
Montagem da exposição na Biblioteca Central César Lattes

A exposição “Darwin no Brasil, a viagem do Beagle”, primeira realizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp na Biblioteca Central César Lattes (BCCL), será aberta ao público nesta quinta-feira (11),  às 12h30. Com objetos da mostra itinerante sobre o tema, idealizada pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), além de animais taxidermizados do Museu de Zoologia do Instituto de Biologia (IB) e outros objetos, a exposição procura representar a passagem do jovem naturalista Charles Darwin pela costa brasileira em 1832 a bordo do navio Beagle. Foram quase 5 anos a bordo do navio. Ao passar pelo Brasil, Darwin visitou o litoral e conheceu Fernando de Noronha, a Bahia e o Rio de Janeiro.

“A exposição do MZUSP, com a curadoria da professora Maria Isabel Landim, ganhou uma itinerância. Nós vimos a oportunidade de associar os museus da Unicamp em colaboração com o museu da USP pela primeira vez, juntamente com a BCCL”, afirma a curadora da exposição e diretora de projetos do museu Regina Andrade Tirello. A mostra é composta por painéis com textos sobre Darwin e suas teorias, além das vitrines expositivas, ou caixotes de madeira iluminados trazendo exemplares que representam animais e plantas coletados pelo naturalista. Também serão expostos livros relacionados ao tema. Os animais taxidermizados do Museu de Zoologia da Unicamp também são aquelas espécies que foram estudadas por Darwin.

A entrevistada Regina sorri para a câmera em foto posada e frente a um painel iluminado
A curadora da exposição Regina Tirello: visão contemporânea sobre Darwin

Estudantes de biologia que fazem licenciaturas e estágios no Museu Exploratório ajudaram na pesquisa do trabalho do naturalista. Charles Darwin revolucionou a ciência com suas teorias para a evolução das espécies, afirmando que ela se dá por meio da seleção natural. “A exposição traz uma visão muito contemporânea para as crianças e jovens, um meio de falar da diversidade e da ecologia próprio para o público de escolas”, ressaltou a curadora.

A exposição integra ainda a agenda de atividades da 15ª Semana Nacional de Museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) na Universidade. As escolas interessadas em visitas guiadas devem entrar em contato enviando um email para setoreducativomc@gmail.com

Exposição: “Darwin no Brasil, a viagem do Beagle

Data: 11 de maio a 11 de agosto, das 9 às 19h30
Local : Biblioteca Central Cesar Lattes (saguão)