Pesquisa em Pauta resgata ESALQ em tempos de ditadura

Pesquisa em Pauta, desta vez na área de História da Educação. A tese de doutorado de Ricardo Sarruge Molina, defendida na Faculdade de Educação e orientada pelo professor José Sanfelice, é resultado de uma década de estudos sobre a história da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, localizada em Piracicaba(SP).
Luiz Hirata, esalqueano torturado e assassinado pela ditadura no DEOPS/SP. Arquivo da Comissão Especial sobre mortos e desaparecidos políticos

A TV Unicamp acaba de publicar nova edição do programa Pesquisa em Pauta, desta vez na área de História da Educação. A tese de doutorado de Rodrigo Sarruge Molina, defendida na Faculdade de Educação e orientada pelo professor José Sanfelice, é resultado de uma década de estudos sobre a história da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, localizada em Piracicaba(SP).  O pesquisador examinou jornais, dossiês, revistas, fotografias, mapas e atas da congregação, além de realização de entrevistas sobre o período da ditadura militar (1964-1985), com o objetivo de relacionar o ensino superior com a agricultura e o projeto político e econômico dos militares. “Vemos o objetivo claro de modernização do campo, embora isso seja ao mesmo tempo arcaico, pois seguia os moldes do capitalismo desenvolvido no Brasil”, observa Molina. A investigação procura elucidar como os “esalquianos” resistiram ou contribuíram com o projeto ditatorial para o meio rural, incluindo passagens emblemáticas como a entrada de diversos professores norte-americanos e de extrema direita no campus, criação de curso de energia nuclear, foco do ensino em agroindústria e até mesmo prisão de alunos e professores contrários ao regime.

Veja mais no programa, que está no canal da TV Unicamp no Youtube:

Comitiva de professores dos Estados Unidos analisando a bibliografia usada na ESALQ/USP com o professor Malavolta. (FONTE: “Museu Luiz de Queiroz)
Prédio Central “original”, sem a construção do atual segundo pavimento. Inaugurado oficialmente em 1907. (FONTE: Acervo do Museu “Luiz de Queiroz”)
Em primeiro plano a exposição “Agroindustrial”. Em segundo plano está o Prédio Central da ESALQ/USP (FONTE: Museu “Luiz de Queiroz (s/a) – foto realizada entre 8 e 17/10/76, sem autor)
Ano de1980, abertura do congresso da UNE no estádio municipal de Piracicaba com a participação dos estudantes da ESALQ e Apoio da prefeitura e UNIMEP.
Professores da Ohio University (OSU-USAID) e suas famílias nas dependências do “campus USP de Piracicaba” (ESALQ-USP). (s/d) (FONTE: Museu “Luiz de Queiroz”)
Luiz Hirata, esalqueano torturado e assassinado pela ditadura no DEOPS/SP. Arquivo da Comissão Especial sobre mortos e desaparecidos políticos