Nove membros afiliados da ABC participam de cerimônia de diplomação na Unicamp

Autoria
Edição de imagem
Os novos afiliados da ABC
Os novos afiliados da ABC

“O homem de ciência não estuda a natureza por um fator utilitarista e sim porque encontra prazer nisso.” Com essa fala, baseada na publicação "O valor da ciência", do físico Henri Poincaré, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, discursou na Unicamp na manhã desta quinta-feira (23) durante o Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da ABC dos quinquênios 2016-2020 e 2017-2021. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade e culminou com a apresentação de nove novos membros da ABC empossados e com uma cerimônia de diplomação. 

Participaram da mesa de abertura do evento, além de Luiz Davidovich, o coordenador geral da Universidade, Alvaro Crósta; a pró-reitora de pesquisa, Gláucia Pastore; e o vice-presidente da regional SP da ABC, Oswaldo Luiz Alves, para o triênio 2016-2019. O coordenador geral da Universidade, Alvaro Crósta, recebeu a todos lembrando que dois professores da lista da ABC que foram empossados são docentes da Unicamp (Daniel Martins-de-Souza e Marco Aurélio Ramirez Vinolo, ambos do Instituto de Biologia - IB). “São jovens entusiasmados que iniciam de forma brilhante suas carreiras de professores numa universidade pública. Isso tem sido possível porque nossas instituições têm investido na renovação dos seus quadros. A Unicamp conseguiu, nos últimos anos, contratar quase um quarto do seu corpo docente. Trata-se de uma renovação importante na nossa história”, assinalou.

Luiz Davidovich, presidente da ABC
Luiz Davidovich, presidente da ABC

Davidovich começou abordando o valor da ciência para o Brasil. Pontuou exemplos de revoluções na área científica que tiveram implicações no dia a dia da sociedade e de pesquisas que contribuíram para diversas áreas do conhecimento. Também falou que a curiosidade e a paixão pelo conhecimento são as características fundamentais do ser humano que têm movido os cientistas a perseguirem as suas inquietações. 

O presidente da ABC contou que a primeira universidade brasileira foi a Universidade Federal do Amazonas, criada em 1909, e que a primeira universidade estrangeira foi a de Bolonha, que surgiu quase 900 anos antes (em 1088). “Essa grande diferença, no caso do Brasil, foi motivada pela realeza portuguesa, que impediu a impressão de livros no país”, contou. A Universidade de Harvard data de 1636.

Apesar dessa discrepância, ele lembrou que a repercussão da ciência no Brasil teve como base o trabalho de empresas como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Comentou que, graças a uma pesquisa de Johanna Döbereiner, que falava a favor do aproveitamento das associações entre plantas e bactérias fixadoras de nitrogênio, fez com o Brasil tivesse o menor custo de produção de soja do mundo, se estabelecendo como um dos maiores produtores. A produção de soja cresceu quatro vezes mais no país.

O professor Alvaro Crósta
O professor Alvaro Crósta, coordenador da CGU

Davidovich ressaltou que, em razão do trabalho dos cientistas pioneiros, a formação de recursos humanos foi cada vez melhor, permitindo que uma empresa como a Petrobras ganhasse vários prêmios internacionais na área de perfuração de petróleo. Segundo ele, não faltam exemplos de inovação tecnológica. "Não obstante, ainda muitos fazem pouco caso da ciência no Brasil. E muitos economistas, em grande parte, contribuem para isso, por não falarem do papel do desenvolvimento econômico”, criticou.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, o professor Davidovich frisou que 2,8 são aplicados em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e que o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, foi um campeão de investimentos nessa questão. Na opinião do cientista, competirá às lideranças motivarem a sociedade e os jovens a desenvolverem ciência. “Aqui no Brasil a situação econômica e política é muito difícil, porém não faltam bons projetos. A própria ABC tem colaborado com publicações relevantes sobre doenças negligenciadas, recursos hídricos e muitos outros temas”, informou. “Ocorre que, sem dinheiro e sem prestígio político, as instituições científicas têm vivido a maior crise orçamentária da história”, lamentou.

O presidente da ABC ainda discutiu para que serve a ciência básica, dando exemplos de cientistas renomados que não tinham a menor ideia do que viria anos mais tarde. “O grande ideal deles era a paixão. Na época em que viveram, não pensavam em mudar o mundo; antes, queriam unicamente entender o mundo”, constatou.

O professor Oswaldo Luiz Alves
O professor Oswaldo Luiz Alves, vice-presidente da ABC, regional SP

Ele comentou sobre o surgimento da física quântica e suas primeiras dificuldades de compreensão pelos estudiosos da física moderna até o princípio do século 20. Isso se deveu, basicamente, à dificuldade de medir e avaliar resultados e comportamentos de elementos na física. “A ciência básica leva anos para se materializar, contudo felizmente hoje se reconhece a sua presença fantástica na criação dos chips e no desenvolvimento do laser e dos aparelhos de ressonância magnética para o diagnóstico de muitas patologias.”

 

A professora Gláucia Pastore


A ABC
A Academia Brasileira de Ciências é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos que atua como sociedade científica honorífica e que contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. A ABC recebe contribuições de seus membros individuais e corporativos, além de apoio financeiro de agências governamentais.

Afiliado Daniel recebe diplomação do professor Fernando Galembeck
O público do simpósio e diplomação
Afiliado Marco Aurélio recebe diplomação da professora Íscia Cendes

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa