Ranking destaca Odontologia e área Agrícola da Unicamp

Os cursos da Unicamp destacam-se entre os 50 melhores do mundo em duas áreas de conhecimento, ocupando a 27ª posição em Odontologia e a 43ª na de Agricultura e Ciências Florestais, de acordo com o ranking de 2017 por Áreas de Conhecimento divulgado pela consultoria internacional Quacquarelli Symonds (QS).  Neste ano, a QS elenca 46 áreas, indo de Agricultura a Veterinária. O curso de Odontologia da Unicamp é oferecido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e a área de Agronomia é contemplada pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri).

O ranking por áreas leva em conta os critérios de reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho, citações por artigo publicado, “índice h” – uma medida de impacto da produção acadêmica.

Os pesos relativos de cada critério variam de acordo com as especificidades de cada área: por exemplo, em Medicina, citações e índice h contribuem com 25% da nota final. Em áreas das Humanidades, onde a tradição de publicação e citação de artigos é menor, esse componente se reduz para 15%. O objetivo do ranking por áreas, segundo a QS, é ajudar futuros estudantes a escolher as instituições onde procurarão se matricular.

Além dos destaques para a Odontologia e a área Agrícola, os cursos da Unicamp posicionam-se entre os 100 melhores avaliados pela QS em diversas outras áreas, como Ciências da Computação, Anatomia e Fisiologia, Antropologia, Engenharia Química, Estudos do Desenvolvimento, Línguas Modernas, Enfermagem, Artes Cênicas, Farmácia, Filosofia e Sociologia. O ranking QS por Áreas de Conhecimento pode ser acessado neste link.

Ilustração com imagens da Faculdade de Odontologia de Piracicaba de Faculdade de Engenharia Agrícola. Arte; Paulo Cavalheri