Ginásio da Unicamp ganha piso adequado a esporte olímpico

homens trabalham na instalação do novo piso do ginásio. à frente funcionário agachado em primeiro plano olha para instalação do piso de madeira
Instalação do piso flutuante de madeira: adequado para receber esportes de alta performance (Foto: Davi William)

As placas de concreto instaladas do lado de fora do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU), agora restauradas, avisam: esse é um lugar que tem história. É possível ler ali os nomes de grandes artistas que se apresentaram no local, desde 1999. João Bosco, Caetano Veloso, Gilberto Gil. Pato Fu, Zé Ramalho, Paralamas do Sucesso, Titãs, Rita Lee e Djavan. Ainda faltam alguns: Pedro Bial, por exemplo, esteve no Centro de Convenções, que faz parte do complexo de eventos da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da universidade. A tenista Martina Navratilova, quando veio ao Brasil em 1994, se apresentou no ginásio como parte de seu roteiro de despedida das quadras.

Com um novo piso flutuante de madeira, adequado a esportes de alto desempenho inclusive, o GMU está sendo reaberto no dia 6 de março, a partir das 14 horas. Além do piso, foram feitas outras melhorias como a instalação de tela passarinheira em todo o entorno do prédio, pinturas, desocupação de áreas que serviram de depósito para materiais de diversos órgãos da Unicamp, criação de postos para agentes de portaria e lavação de todo o prédio.

Houve melhorias ainda no sistema de coleta e afastamento de águas pluviais, impermeabilização de áreas do auditório três do Centro de Convenções, tratamento de infiltrações do Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Instituto de Artes (IA), com interferência no auditório três, além da reforma dos forros das áreas administrativas localizadas no GMU. O Projeto de Prevenção e Proteção Contra Incêndio foi elaborado e aprovado junto ao Corpo de Bombeiros. Foram reformados os sanitários para o público e para cadeirantes, e criada uma sala para atendimento médico.

“Nossa expectativa agora é que o ginásio seja usado das 8h30 às 22 horas. Há um comitê gestor com a participação da Liga das Atléticas, portanto as atléticas irão usar bastante o espaço para campeonatos e também os funcionários da Unicamp irão utilizar. Será feito um agendamento de todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão que irão acontecer no local”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários João Frederico da Costa Azevedo Meyer.

Da arquibancada vemos toda a quadra com o novo piso instalado que é claro e brilhante.
Já pronta, a quadra com o novo piso. Ginásio poderá ser utilizado pela comunidade interna ou externa (Foto: Davi William)
A coordenadora do CDC e o pró-reitor em primeiro plano olham para a câmera. Atrás o ginásio renovado.
Margareth Junqueira e João Frederico Meyer: Unicamp investiu em muitas melhorias para atender ao ensino, pesquisa e extensão

Preferencialmente serão agendadas atividades esportivas artísticas e culturais. “Com o novo piso podemos atender uma equipe olímpica e ainda oferecer as melhores condições para meninos de um curso de extensão de um bairro retirado por exemplo, oferecendo a todos, a mesma qualidade”, ressaltou Meyer.

O GMU tem capacidade para 3 mil pessoas sentadas nas arquibancadas. De acordo com Margareth do Carmo Vieira Junqueira, coordenadora da CDC, mesmo já sendo entregue à comunidade universitária, as melhorias vão continuar. “Nossa intenção é transformar o complexo num espaço de convívio e socialização, com uma gama de atividades. Também poderão ser ocupados os espaços que ficam sobre a quadra e o entorno do ginásio”.

O Ginásio Multidisciplinar da Unicamp foi aberto à comunidade em 3 de fevereiro de 1986 e começou a ser usado intensamente para atividades esportivas e artísticas. Em novembro de 1995, houve um tornado que desprendeu, ergueu e fez desabar o teto sobre o próprio ginásio. Em 1998, o GMU foi restaurado e reinaugurado, mas o piso já tinha sofrido danos irreversíveis até a renovação completa, realizada agora.

Programação da reabertura

Apresentação de dança, ginástica e música

Cerimônia de abertura

Apresentação de esportes adaptados e paraolímpicos