Veja como vai ser a Consulta à Comunidade para Sucessão de Reitor

Autoria

A Consulta à Comunidade para Sucessão de Reitor em 2017 tem seu primeiro turno marcado para os dias 15 e 16 de março, com os dias 29 e 30 do mesmo mês reservados para a possibilidade de segundo turno. O prazo para as inscrições de candidatos vai de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. O sucessor do reitor José Tadeu Jorge será escolhido por docentes, servidores não docentes e alunos da Unicamp.

O professor Miguel de Arruda, que preside a Comissão Organizadora da Consulta (COC), informa que as listas de docentes e servidores aptos a votar serão fechadas no dia 7 de fevereiro. “O docente ou funcionário que por ventura se aposentar antes dessa data, não vai constar da lista para votação; já a pessoa que ingressar na Universidade até lá, terá direito a voto”, esclarece.

Segundo Arruda, o fechamento do colégio eleitoral de discentes ocorrerá mais tarde, no dia 21 de fevereiro, quando se efetivam as matrículas dos ingressantes. “Teremos uma lista provisória de alunos já matriculados e com direito a voto, que depois será atualizada. Antes, no dia 13, as listas de docentes e servidores já serão disponibilizadas pela COC, seguindo para a CTIC [Coordenadora de Tecnologia da Informação e Comunicação], que administrará uma lista eletrônica de discussão entre candidatos e colégios eleitorais.”

O presidente da comissão lembra que, na consulta de 2013, foi feita uma lista única de votantes, mas desta vez se optou pela divisão em três corpos – professores, funcionários e estudantes – para que os candidatos possam adotar linguagens e abordar temas mais específicos a cada um deles. “Haverá um site para conexão com os eleitores e cada candidato fornecerá etiquetas para distribuição de material impresso.”

Além disso, acrescenta Miguel de Arruda, uma edição especial do Jornal da Unicamp, online, trará os perfis e propostas de campanha dos concorrentes à sucessão. “Haverá divulgação também pelo canal web da TV Unicamp, que ainda vai decidir em que formato. Na consulta anterior, por exemplo, o STU [Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp] e o DCE [Diretório Central de Estudantes] solicitaram uma espécie de ‘pinga-fogo’ com os candidatos. A COC deixou a questão em aberto.”

Três debates

Arruda observa que quatro candidatos já estão em campanha visitando unidades e órgãos, sendo ventilada a inscrição de um quinto concorrente. “Já está definido que teremos três debates: no dia 7 de março, às 18 horas, na FCA em Limeira; dia 8, às 12 horas, na FOP em Piracicaba; e dia 9, às 18 horas, no Centro de Convenções em Campinas.”

A Consulta à Comunidade para Sucessão de Reitor será por voto nominal e secreto, colhido por meio de sistema tradicional em papel, com urnas distribuídas pelo Ginásio Multidisciplinar, Área Médico-Hospitalar (Paulistão), Faculdade de Odontologia de Piracicaba, e FCA, Faculdade de Tecnologia e Cotil em Limeira. Estima-se que 40 mil membros da comunidade estão aptos a votar (2 mil docentes, 8 mil servidores e 30 mil alunos) tanto no primeiro como no segundo turno.

Saiba mais sobre a consulta na página da Secretaria Geral da Unicamp

Miguel de Arruda, da Comissão Organizadora da Consulta