Edição nº 527

Nesta Edição

1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 21 de maio de 2012 a 27 de maio de 2012 – ANO 2012 – Nº 527

Destaque do Portal


 

Carol Collins e Roy Bruns recebem

título de Professor Emérito no Consu

 

MANUEL ALVES FILHO
manuel@reitoria.unicamp.br

Dois docentes aposentados do Instituto de Química (IQ), Carol Hollingworth Collins e Roy Edward Bruns, receberam no último dia 14 o título de Professor Emérito da Unicamp, pelos relevantes serviços prestados à ciência e ao desenvolvimento da Universidade. A entrega da láurea ocorreu durante sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consu), presidida pelo reitor Fernando Ferreira Costa. Integrantes da Administração Central, diretores de unidades, professores, servidores e alunos também participaram da cerimônia. “É uma homenagem merecida, tendo em vista a brilhante trajetória profissional dos dois docentes e o pioneirismo que ambos exerceram em suas áreas de atuação”, afirmou Fernando Costa.
Carol Collins teve como madrinhas as professoras Isabel Cristina Sales Fontes Jardim e Carla Beatriz Grespan Bottoli. Já Roy Bruns teve como padrinhos os professores Teresa Dib Zambon Atvars e Adalberto Bono Maurízio Sacchi Bassi. Os dois mais novos professores eméritos nasceram nos Estados Unidos e chegaram à Unicamp no início da década de 1970, poucos anos após a fundação da Universidade, em 1966. Ajudaram não somente a constituir o IQ, mas também a implantar e consolidar linhas de pesquisas nas áreas de cromatografia e química teórica, respectivamente. Carol Collins orientou 34 teses e dissertações e teve 136 artigos publicados em revistas indexadas, que mereceram 1.342 citações. Roy Bruns orientou 43 teses e dissertações e publicou cerca de 200 artigos em revistas indexadas.

Mesmo aposentados, os dois docentes continuam trabalhando voluntariamente no IQ. “A professora Carol sempre foi uma profissional exigente, mas extremamente dócil. Sempre tentou ajudar a todos. Até hoje, se mantém atualizada e ativa. Além de ministrar disciplina em sua área, ela revisa pelo menos 200 artigos escritos em inglês por ano, que são posteriormente submetidos às revistas científicas”, relacionou a professora Isabel Jardim em seu discurso. A professora Teresa Atvars, que saudou o professor Roy Bruns, também destacou a contribuição que o docente deu à ciência e ao crescimento ao IQ.

Além disso, chamou a atenção para a forma de ser do homenageado, que segundo ela é uma das marcas do sucesso dele. “Nas conversas que tive com colegas do Instituto, ouvi adjetivos como ‘ele nunca desanima ou nos desanima’ e ‘Bruns cuida dos seus alunos e amigos’. Penso que tanto pela produção científica quanto pela figura humana que é, a concessão do título de Professor Emérito a Roy Bruns configura um crédito para esta Universidade”, disse Teresa Atvars.

Ao agradecer a outorga do título, a professora Carol Collins afirmou que, assim como no início da sua carreira, ainda adora ensinar e orientar os alunos. E, demonstrando muita vitalidade, manifestou o desejo de ampliar as suas atribuições, envolvendo-se também nas atividades administrativas. “Eu vim para a Unicamp por recomendação do meu orientador, nos Estados Unidos. Na oportunidade, ele me disse que eu iria adorar o Brasil. E isso de fato foi verdade”. O professor Roy Bruns também agradeceu a homenagem e fez questão de compartilhá-la com seus alunos e ex-alunos de pós-graduação, que contribuíram para o desenvolvimento de suas pesquisas. “Também quero agradecer à Unicamp, que me deu a oportunidade de fazer a pesquisa que sempre quis. Não sou brasileiro de carteira, mas sou de coração”, concluiu. (Manuel Alves Filho)