Unicamp lança versão gratuita e online da Olimpíada de História

Edição de imagem

Já estão abertas as inscrições para a Pré-ONHB 2020, uma versão compacta, gratuita e aberta ao público da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A iniciativa foi tomada após a 12ª edição da ONHB ser adiada para o segundo semestre por causa da pandemia do coronavírus. As inscrições poderão ser feitas até 30 de abril.

A iniciativa surgiu como uma forma de propor conhecimento e entretenimento neste momento em que boa parte das pessoas cumpre isolamento social. A “Pré-ONHB 2020” será semelhante ao projeto original, mas numa versão mais compacta. Ao invés de seis, serão quatro fases online em que os participantes devem, entre segunda e sexta-feira, responder às questões de múltipla escolha e realizar tarefas e desafios propostos. As etapas também preveem número menor de questões.

Diferente do seu formato original, não haverá eliminação a cada fase da competição. O participante poderá aproveitar todas as etapas e ao final receberá um relatório de desempenho.

O grande diferencial da “Pré-ONHB 2020” também está na oportunidade de qualquer pessoa se inscrever, sem critério de idade, profissão, escolaridade etc. A inscrição pode ser individual, por equipe ou por domicílio – modalidade em que as pessoas em isolamento numa mesma casa poderão participar juntas.

A coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello, explica que proposta surgiu com o objetivo de oferecer às pessoas uma atividade ao mesmo tempo de estudo e lúdica neste período de isolamento. “Muitas pessoas que já participaram da ONHB, agora poderão matar a saudade e se divertir. Também poderá servir como um treino às equipes que participarão da 12ª edição, além de estar aberta a outras pessoas que gostam e se interessam por temas relacionados à História do Brasil”, explica.

As provas são formuladas por docentes, alunos de pós-graduação e graduação ligados ao Departamento de História da Unicamp. O projeto traz conteúdos sobre a História do Brasil, mas também integra temas interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades, além de propor debates, análises, leitura etc.

##
Estudantes aguardam o início da Olimpíada Nacional de História do Brasil em 2019. Em 2020 acontecerá no segundo semestre

Sobre a 12º edição da ONHB

Apesar do adiamento, a 12ª edição da Olimpíada Nacional em História continua com as inscrições abertas até dia 31 de maio. Uma nova data para realização da competição ainda será divulgada.

A medida foi tomada pela comissão organizadora como uma forma de evitar prejuízos aos participantes e garantir isonomia entre as equipes. Isso porque apesar das seis fases da competição serem totalmente online há necessidade de interação entre os alunos e contato com o professor.

“Sabemos que parte dos participantes da ONHB utiliza a estrutura da escola, como computadores e internet, para realizar a prova, o que é inviável neste momento em que as aulas estão suspensas”, afirmou. “Nós queremos garantir que todos tenham condições estruturais para realizarem a prova e, neste momento em que o isolamento social é recomendado, isso ficou inviável”, acrescentou.

Como será a “Pré-ONHB 2020”

Inscrições: de 10/04 a 30/04

Gratuito

Quem pode participar: aberto para qualquer interessado e a inscrição deverá ser feita individualmente ou por domicílio

Competição:

1ª fase: 27/04 a 01/05

2ª fase: 04/05 a 08/05

3ª fase: 11/05 a 15/05

4ª fase: 18/05 a 22/05

Mais informações e inscrições em breve no site. 

 

Imagem de capa
sala de aula lotada de estudantes para participar da olimpíada

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa