Panorama Quilombola: Livro da ‘Coleção Jurema’ será lançado nesta quarta-feira

Panorama Quilombola

O lançamento do livro Panorama Quilombola, volume da ‘Coleção Jurema’ da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH), acontece no dia 7 de dezembro, às 17h, no Auditório 3 do Centro de Convenções da Unicamp.

A publicação foi organizada pelo professor José Maurício Paiva Andion Aruti, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

A obra é uma parceria da Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp, com o Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afro-Americanos (LaPPA) do Centro de Estudos Rurais (Ceres) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro-Cebrap).

A publicação divide-se em três partes. A primeira apresenta o monitoramento da abordagem do tema na mídia, com especial atenção aos impactos da covid-19 sobre a população quilombola. A segunda e terceira partes são dedicadas aos temas da Educação Escolar Quilombola e do Acesso quilombola à Justiça, ambas contando com uma extensa entrevista e 5 textos curtos de divulgação científica. Encerra o volume uma reflexão sobre os direitos quilombolas desde 1988, com para o período inaugurado em 2016.

O Centro de Convenções fica na Avenida Érico Veríssimo, 500, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP).

Para outros detalhes, escreva para o e-mail jarruti@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)
Edição de imagem: Paulo Cavalheri