Observatório da Infância e Adolescência e Instituto Geração Amanhã recebem trabalhos para o IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar

Logo Simpósio Internacional da Infância e Adolescência

O Observatório da Infância e Adolescência (OiA) do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e o Instituto Geração Amanhã receberão, até 24 de outubro, trabalhos para serem apresentados durante o IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar (SIMAF). O evento está programado para ocorrer de 20 a 23 de março de 2023. As inscrições para o IV SIMAF só serão abertas após o recebimento dos trabalhos.

Neste momento, a exigência é que sejam enviados resumos expandidos. Serão aceitas comunicações de pesquisas finalizadas (e em andamento) de iniciação científica, projetos de extensão, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Também podem ser submetidas comunicações de relatos de experiências práticas nos temas propostos.  As normas e o link para o envio estão disponíveis no site www.simaf.com.br

Juliana Villalba, pesquisadora do NEPP
Juliana Villalba: " A Universidade pode representar
um importante espaço para reflexões, formações e
qualificação para a incidência dessa política pública”

Em sua quarta edição no município de Campinas, o Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar é referência nacional sobre o trabalho com crianças e adolescentes sob medida protetiva em famílias acolhedoras.

“É a primeira vez que um evento dessa natureza ocorre como iniciativa de uma Universidade. Ao assumir essa iniciativa, o Observatório da Infância e Adolescência (OiA) da Unicamp entende o necessário compromisso com a temática. Trata-se de uma política pública ainda nova no Brasil, sendo referência em muitos países, pela validação dos benefícios no desenvolvimento de crianças e adolescentes afastados dos pais. No Brasil, apenas 5% das crianças e adolescentes estão em Serviços de Acolhimento em Famílias Acolhedoras e entendemos que a Universidade pode representar um importante espaço para reflexões, formações e qualificação para a incidência dessa política pública”, explicou Juliana Pasti Villalba, pesquisadora do NEPP, coordenadora do Observatório da Infância e Adolescência da Unicamp (OiA) da Unicamp e coordenadora científica do SIMAF.

A coordenação geral do Simpósio é de Jane Valente, pesquisadora colaboradora do Nepp e integrante do OiA.

Para outros detalhes, escreva para o e-mail juliana@nepp.unicamp.br ou acesse o site www.simaf.com.br
(Hélio Costa Júnior)
Foto: Antonio Scarpinetti