Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, 21 a 27 de maio 2001

Unicamp
Unicamp
...Trânsito - pág. 1   ...Oportunidades - pág. 7
...Qualificação - pág. 2 ...Eventos futuros - pág. 8
...Tecnologia e evento - pág. 2 ...Teses - pág. 8
...Saúde - pág. 3 ...Extensão - pág. 9
...Administração - pág. 3 ...Proj. Experimental - pág. 9
...Campanha - pág. 4 ...Personagem e cultura - pág. 10
...Painel da semana- pág. 5 ...Comemoração - pág. 11
...Em dia - pág. 5 ...Assistência - pág. 11
...Inscrições - pág. 6 ...Especialidade e Artes pág. 12
Unicamp
....EXTENSÃO
Unicamp
Curso ensina técnicas de parasitologia ambiental

Uma pesquisa desenvolvida dentro do Projeto Mercosul da
Coordenadoria de Relações Internacionais (Cori) da Unicamp, em 1998, inspira a realização de um curso de extensão em parasitologia ambiental. Organizado para atualizar os conhecimentos sobre Giardia e Cryptosporidium em água, o curso será ministrado pela professora Regina Maura Bueno Franco, do Departamento de Parasitologia do Instituto de Biologia da Unicamp, e o biólogo Romeu Cantusio Neto, da Sanasa, no período de 18 a 21 de junho.

Além de receber noções sobre a detecção dos protozoários em amostras de água, os alunos obterão informações sobre procedimentos laboratoriais, normas para coleta e processamento em água bruta, visando à detecção de cistos e oocistos. Entre as atividades está uma visita técnica à Sanasa. Os interessados no curso devem inscrever-se até 1º de junho. Por ter um limite de 15 vagas, a participação no curso é restrita a engenheiros sanitaristas, engenheiros tecnólogos, biólogos e bioquímicos que atuem na área de tratamento de água.

Segundo Regina Maura, o curso dá continuidade a uma linha de pesquisa iniciada no final de 1998, quando, ao lado de Cantusio Neto, implantou técnicas de detecção de Cryptosporidium e Giardia em água bruta destinada ao consumo humano e tratada no laboratório de protozoologia, onde a professora trabalha. A importância de sua realização, de acordo com Regina, está na recomendação da portaria vigente que estabelece procedimentos e responsabilidades ao controle e a vigilância de qualidade de água para consumo humano.

Uma segunda e relevante proposta do curso de parasitologia ambiental, segundo Regina, é discutir e apresentar a implicação desses achados em saúde pública, dando espaço para a discussão dos riscos. Regina ressalta que esses protozoários são considerados emergentes por terem causado, em um passado recente, um grande número de casos de gastroenterite. “O objetivo é informar e atualizar conhecimentos teóricos e práticos sobre a detecção de cistos e oocistos em água devido à crescente importância desses protozoários em saúde pública”, reforça.
O sintoma da gastroenterite, segundo Regina, é uma diarréia aquosa de curta duração, se o indivíduo for imunocompetente. No caso de pessoas com imunodeficiência, a aquisição da doença pode levar ao óbito.

As informações sobre o curso e matrícula podem ser adquiridas pelo telefone 3788-4646, na Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp).

 

....PROJETO EXPERIMENTAL


Cardiologista é premiado em Congresso

Sempre que pode, o docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Eros Antonio de Almeida – do Departamento de Clínica Médica no HC – participa de eventos de atualização em sua área. Só que sua última experiência trouxe recentemente um aditivo interessante. Ele foi contemplado com o terceiro lugar no Prêmio “Dr. Sérgio Diogo Giannini”, promovido durante o 9o Congresso Brasileiro do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em Natal-RN.

Eros concorreu com outros 46 trabalhos de importante teor científico. Sua pesquisa – “Disfunção endotelial em coelhos hipercolesterolêmicos tratados com atorvastina” – não só ganhou menção honrosa, como um prêmio em dinheiro, que, segundo Eros, já tem destino certo: será empregado na compra de materiais para implementar o Laboratório de Lípides, Endotélio e Aterosclerose, do qual é responsável.

O projeto é experimental e está sendo desenvolvido no Núcleo de Medicina e Cirurgia da FCM da Unicamp.
Durante as investigações, avaliou-se a ação da droga estatina na redução de lípides como o colesterol e lipoproteínas de baixa densidade (LDL), que para leigos é a fração ruim do colesterol. Também foi estudada sua repercussão na função endotelial e na peroxidação lipídica. Os primeiros resultados mostraram eficácia da droga em torno de 45% dos testes feitos com coelhos. Informações: telefone 3289-4107.

 
 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br