Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, 30 de abril a 6 de maio de 2001

Unicamp
Unicamp
...Memória - pág. 2   ...Oportunidades - pág. 6
...Curtas - pág. 2 ...Eventos futuros - pág. 7
...Feminilidade - pág. 3 ...Teses - pág. 8
...Breves / Assitência - pág. 3 ...Seminário/Lançamento - pág. 9
...Pós-graduação - pág. 4 ...Literatura - pág. 10
...Administração - pág. 4 ...Artes Cênicas - pág. 10
...Painel da semana - pág. 5 ...Educação - pág. 11
...Em dia - pág. 5 ...Show - pág. 11
...Inscrições - pág. 6 ...Música - pág. 12
Unicamp
....PÓS-GRADUAÇÃO
Unicamp
Foco nas deficiências auditivas e visuais

Estatísticas recentes mostram que apenas de 1% das pessoas — crianças e adultos — com algum tipo de deficiência visual ou de audição, têm acesso ao atendimento adequado e eficaz em escolas, instituições e serviços de saúde. A falha ocorre por duas razões: em virtude da falta de profissionais habilitados para desempenhar tal tarefa; e devido à carência de serviços destinados a esse tipo de tratamento.

Mas esse quadro está prestes a sofrer mudanças: é que o Centro de Estudos e Pesquisas em Habilitação “Prof. Gabriel O. S. Porto” (Cepre), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-Unicamp), está promovendo um curso em nível de pós-graduação lato sensu voltado a essas especialidades. Com duração de um ano — 360 horas/aula — as inscrições podem ser feitas pelos interessados já a partir do dia 7 de maio, na sede do Cepre, no campus da Universidade. As aulas têm início ainda neste segundo semestre e serão ministradas nas salas do próprio Cepre.

A professora Cecília Guarnieri Batista, do Cepre, explica que, com base em informações da Organização Mundial da Saúde, a incidência de pessoas com algum tipo de deficiência (auditiva, visual ou física), no Brasil, ocorre por causa da falta de integração entre pesquisa, ensino e serviço de atendimento na área.

Formação — O Cepre assiste hoje a 170 pacientes cadastrados, com atendimento médio de uma a três vezes por semana. Com este tipo de assistência, o Centro é uma instituição privilegiada porque desenvolve, basicamente e de forma integrada, a pesquisa, o ensino e o atendimento ao público. “Isso nos possibilita um conhecimento maior tanto sobre pesquisa quanto no que diz respeito ao atendimento”. Cecília explica que a proposta do curso, para o qual são oferecidas 25 vagas, é fomentar a pesquisa e fundamentar a intervenção na área de deficiência visual e surdez. Isso só se dará com a formação de profissionais graduados para atuar em pesquisas e trabalhar na área da deficiência visual e da surdez, além de ser um incentivo à criação de programas de pesquisa nas respectivas áreas.

Maiores informações podem ser obtidas na sede do Cepre, Av. Adolfo Lutz, s/n°, Cidade Universitária, ou pelos telefones 3788-8813 ou 3788-8814.

 

....ADMINISTRAÇÃO


Almoxarifado do HC é referência
contra desperdício

A qualidade é presença obrigatória em todas as etapas de um trabalho, principalmente na área de fabricação de produtos, bens de consumo e também em termos de capacitação pessoal. Atendendo a este apelo, o Almoxarifado Geral do HC e Farmácia, gerenciados por Cidamar Marques de Ávila, intensificaram, a partir de 1995, a busca de soluções internas para a redução do desperdício no Hospital. Resultado: há exatos três anos não existe mais perda de materiais por conta da validade, o que faz do HC uma referência na área para outros hospitais que constantemente visitam o serviço.

Essa trajetória do HC, já iniciada com a informatização de todo sistema de Almoxarifado da Unicamp, se firmou com sua atual política de gerenciamento, que se baseia na restrição às aquisições desnecessárias e na substituição de materiais por outros similares.

Conta Cidamar, que há seis anos, o Almoxarifado Geral tinha em seu estoque em torno de 1.300 itens e que agora esse número foi reduzido para 859, número que atesta a eficácia do controle dentro de uma estrutura hospitalar como essa.

O novo sistema não só imprimiu maior rapidez ao processo como trouxe maior segurança e planejamento das atividades de compras, recebimento e atendimento. Cidamar afirma que hoje se faz controle efetivo de tudo e que, graças ao trabalho dos Departamentos de Planejamento, Recursos de Materiais, Controle de Estoque, Estoque, Recebimento de Material e Processamento de Dados, os pedidos são estudados a fim de apurar as reais necessidades de se incorporar ao cadastro que gera as aquisições.

“O nosso estoque está enxuto, sem deixar de lado as prioridades”, diz Cidamar. De acordo com ele, num futuro próximo o ideal será a implantação de códigos de barras para modernizar mais o serviço. O Almoxarifado Geral do HC atualmente conta com 26 funcionários e a Farmácia com 19. E cerca de 150 usuários estão cadastrados no sistema, que tem apoio do Centro de Computação da Universidade.

 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br