Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
 
Untitled Document
 

Psicóloga propõe pré-consulta em
extração de ‘dentes do siso’
Dissertação sugere procedimento preparatório
para que paciente fique mais seguro

RAQUEL DO CARMO SANTOS

Oferecer informação ao paciente pode ser uma arma para diminuir a ansiedade e resposta de dor no momento de extrair os terceiros molares ou “dentes do siso” como são conhecidos popularmente. Isto foi o que apontou pesquisa desenvolvida na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) pela psicóloga Juliana Zanatta. Ela propõe incorporar um procedimento preparatório ao protocolo do cirurgião-dentista antes de começar o processo de extração desses dentes, que não têm utilidade na mastigação. A ideia, segundo ela, é transmitir ao paciente um conjunto de informações para esclarecer todas as questões que envolvem a extração, o porquê do procedimento e as possíveis reações no período pós-operatório.

Segundo Juliana, nesta pré-consulta que acontece no mesmo dia da cirurgia, em uma sala diferente daquela a qual a mesma seria realizada, o paciente deve ficar confortável para responder questões e assistir aos vídeos contendo perguntas e respostas mais frequentes nesta situação. “A proposta é que o cirurgião tenha um contato face a face com o paciente antes de iniciar a cirurgia para fornecer informações necessárias e, assim, realizar o procedimento de forma mais segura para ambos. Nesses casos, os níveis de ansiedade costumam ser altos e isto pode comprometer o atendimento odontológico. Sem contar que se trata de um direito do paciente receber todas as informações sobre o assunto”, justifica a pesquisadora.

O estudo foi realizado com 123 pacientes atendidos na FOP subdivididos em dois grupos: controle e experimental. Foram aplicados questionários sobre ansiedade e dor e aferidas medidas fisiológicas, tais como pressão arterial e frequência cardíaca. Este processo foi realizado antes e após a cirurgia, três dias depois da extração e no dia em que o paciente retornava para retirar os pontos. “Acompanhei todos os pacientes ao longo de uma semana para poder descrever e analisar os comportamentos e as mudanças fisiológicas”, explica Juliana.

No estudo proposto pela psicóloga, foram desenvolvidos vários vídeos de curta duração. Por exemplo, Juliana questionava se o paciente saberia dizer o que são os terceiros molares. O voluntário respondia à questão e, em seguida, assistia ao vídeo com a informação correta. Ela explica que optou pelo vídeo explicativo para padronizar o nível de informação a ser recebida por todos os pacientes. Isto porque, se ela mesma respondesse poderia dar respostas diferenciadas para cada perfil de paciente e, assim, não garantir a informação básica para todos.

A orientação da pesquisa esteve a cargo do professor Antonio Bento Alves de Moraes. Uma pesquisa anterior desenvolvida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) por Maylu Botta Hafner, no início do ano, serviu de base para o estudo de Juliana Zanatta. Nela, Maylu Hafner, orientada pela professora Angélica Maria Bicudo Zeferino e coorientada por Moraes, produziu um vídeo animado sobre a exodontia de terceiros molares para também ser adotado como um procedimento preparatório. “O meu trabalho avançou em termos de incluir a presença do pesquisador e promover um contato mais humanizado”, esclarece a pesquisadora.

...............................................................
■ Publicação

Dissertação: “Procedimento preparatório face a face e respostas de ansiedade e dor em jovens submetidos à exodontia de terceiro molar”
Autor: Juliana Zanatta
Orientador: Antonio Bento Alves de Moraes
Unidade: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)
Financiamento: Capes e Fapesp
...............................................................



 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP