| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 384 - 17 a 31 de dezembro de 2007
Leia nesta edição
Capa
500 patentes
Creme para diabéticos
Patente com marca registrada
Água na agricultura
Lançamento
Niemeyer
Mata Atlântica
Filmes de diamantes
Farinha de arroz
Controle da Dengue
Estação Guanabara
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Novo laboratório
Um aluno na batuta
 


8


Farinha de arroz é base
de macarrão instantâneo

RAQUEL DO CARMO SANTOS

A engenheira de alimentos Elizabeth Harumi Nabeshima: farinha pode ser usada em recheios e no preparo de molhos para saladas  (Foto: Antoninho Perri)A engenheira de alimentos Elizabeth Harumi Nabeshima desenvolveu um macarrão instantâneo à base de farinha de arroz. A novidade é saudável do ponto de vista nutricional e não leva em sua formulação o glúten, uma alternativa para os doentes celíacos que não podem ingerir alimentos com trigo. A massa alimentícia, segundo a engenheira, que defendeu tese de doutorado na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), alcançou boa qualidade tecnológica e consiste em uma opção para o cardápio do brasileiro, que já consome em altas porcentagens o macarrão instantâneo.

O diferencial do processo adotado por Elizabeth Nabeshima, orientada pelo professor Ahmed Attia El-Dash, foi a modificação da estrutura da farinha de arroz. Ela observa que existe uma demanda na produção, considerada como subproduto. “Trata-se do arroz quebrado, não utilizado para o consumo convencional e com valor cinco vezes menor do que o comercial. Em geral, é usado para ração animal e indústria cervejeira no processo de maltagem”, esclarece.

Na opinião da engenheira, este tipo de arroz poderia ser transformado em farinha e, depois de modificado, utilizado para a fabricação do macarrão. A pesquisa foi feita a partir do processo de extrusão termoplástica, que permite tornar a massa instantânea. Trata-se de outra vantagem, pois no método tradicional o macarrão é frito. Elizabeth indica que a farinha de arroz poderia ser usada também como ingrediente no preparo de molhos para saladas, recheios e coberturas de produtos alimentícios.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP