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Cidade Universitária, Abril de 2009
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APRESENTAÇÃO

O primeiro objetivo deste relatório é demonstrar as grandes linhas de trabalho que no plano administrativo, acadêmico e da produção científica e cultural ocuparam a comunidade da Unicamp nos últimos quatro anos.

O segundo é prestar contas à sociedade do que se realizou, nesse período, com a prerrogativa da autonomia plena. E pode-se acrescentar aqui um terceiro propósito desta publicação, que é o de lançar luz sobre as ações futuras a partir de uma visão em perspectiva das atividades do passado recente.
Por mais abrangente que seja, não se trata ainda assim de um demonstrativo completo. A riqueza, a variedade e a multiplicidade das ações desenvolvidas na Unicamp, em suas instâncias acadêmicas e administrativas, ultrapassam em muito a síntese aqui apresentada.

Apesar disso, mais que dar conta de fatos e realizações – e queremos crer que não foram poucos –, esta publicação procura refletir e fixar, para além de uma história estatística, o que foi a vida da Unicamp no quadriênio que passou.

Em abril de 2009, quando se fecha o período tratado nesta publicação, a Unicamp contava com aproximadamente 33 mil alunos matriculados em 64 cursos de graduação e 139 programas de pós-graduação em seus campi de Campinas, Piracicaba e Limeira. Seus 1.727 docentes pesquisadores, dos quais 97% com titulação mínima de doutor e 86% atuando em regime de dedicação exclusiva, seguiram liderando a produção per capita nacional de artigos científicos publicados em revistas internacionais indexadas. A qualidade de seus produtos científicos, muitos dos quais de aplicabilidade social imediata, manteve a Unicamp no topo da lista dos principais geradores de patentes no país – preparando a marca, nesta altura prestes a ser obtida, de 600 patentes depositadas, das quais 31 licenciadas para a indústria.

Muitas e diversificadas foram as realizações da Unicamp no período. A graduação teve um aumento de 17% em suas vagas disponibilizadas no vestibular, o maior já realizado de uma só vez desde a implantação da autonomia plena em 1989. A pós-graduação consolidou sua posição como a melhor do país, conforme demonstra a avaliação da Capes dada a público em 2007, na qual a Unicamp, mais uma vez, obteve a maior média entre as universidades brasileiras – e a única a ter 70% de seus cursos situados nos níveis de “alto desempenho” e “padrão internacional”. A produção científica continuou sua marcha ascendente, o que se pode constatar pelo evolução das publicações em revistas internacionais indexadas – de 1.898 em 2004, saltou-se para 2.752 artigos em 2008 –, o que mantém a Unicamp no topo do ranking da produção per capita na área. As atividades de extensão ganharam maior adensamento, inclusive com a restauração do prédio da antiga Estação Guanabara e sua transformação em braço cultural da Unicamp no centro urbano de Campinas. A cooperação internacional foi intensificada e amplificada, com grande ênfase no intercâmbio de docentes e alunos.

O programa de Planejamento Estratégico (Planes) definiu e cumpriu linhas de ação concretas, criando uma nova cultura de acompanhamento e projeção do desenvolvimento institucional.

Por fim, cabe destacar a construção do novo campus de Limeira e a instalação da Faculdade de Ciências Aplicadas – este que ficará talvez como o fato mais nítido e que melhor identificará a gestão que ora finda –, inaugurado em março último e onde já agora se ocupam de suas atividades acadêmicas 480 novos alunos distribuídos pelos oito primeiros cursos da nova unidade.

No plano dos investimentos, cabe lembrar que foram aplicados, ao longo do quadriênio, R$ 91,9 milhões em obras físicas e no reequipamento da Universidade, e que, no âmbito das unidades de ensino e pesquisa, houve considerável avanço nas ações acadêmicas graças inclusive à construção de novos espaços físicos e à agregação de novos laboratórios.

Longe de pretender realçar qualquer mérito individual ou de grupos, este relatório cuida antes de refletir a ação conjunta de toda a Universidade e de seu inequívoco amadurecimento institucional, representando a soma dos esforços das unidades de ensino e pesquisa, dos núcleos e centros interdisciplinares de pesquisa e das unidades de apoio técnico, administrativo e acadêmico.

 

José Tadeu Jorge
Reitor

GUIA DE NAVEGAÇÃO

I – APRESENTAÇÃO (VERSÃO PDF)

I – ENSINO (VERSÃO PDF)

II – PESQUISA E DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (VERSÃO PDF)

III – EXTENSÃO (VERSÃO PDF)

IV – O DESEMPENHO DAS UNIDADES (VERSÃO PDF)

V – DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (VERSÃO PDF)

VI – INFRA-ESTRUTURA (VERSÃO PDF)

 

 

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