Rachel Meneghello ressalta avanço na avaliação da Pós-Graduação

A pró-reitora de Pós-Graduação da Unicamp, Rachel Meneghello, avalia 2022 como um ano desafiador, mas, ao mesmo tempo, de bons resultados. Contra os impactos negativos da pandemia, várias ações foram realizadas. A alteração do regimento central da Pós-Graduação, definindo as possibilidades do ensino remoto em disciplinas específicas, foi uma delas.

Em diálogo com outras universidades, como a USP (Universidade de São Paulo) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), Meneghello ressalta a formação de Grupos de Trabalho para avaliar os impactos da pandemia, das mudanças ocorridas recentemente no mercado de trabalho e no conhecimento científico, tudo isso com a intenção de melhor equipar a PRPG (Pró-Reitoria de Pós-Graduação) para enfrentar os desafios da contemporaneidade.

A ampliação do sistema de cotas étnico-raciais nos mais de 80 programas da Pós-Graduação é outra iniciativa que está sendo realizada em 2022 e vai ser mantida em 2023.

Meneghello dá ênfase ao mais recente processo de avaliação da Capes. Depois de um ano difícil, as notas, em relação à avaliação anterior, apontam uma evolução. Mais de 80% dos programas da Pós-Graduação tiveram médias de excelência, em âmbito nacional.

A série "O que há de novo" é realizada pela Secretaria Executiva de Comunicação (SEC). Mensalmente, haverá novos vídeos com atualizações sobre as ações realizadas pelas equipes das Pró-Reitorias e da Coordenação Geral da Unicamp.

Ficha técnica:
Produção: Patricia Lauretti e Hebe Rios