Coletiva de Imprensa - PL-529 e as ameaças à autonomia universitária

Edição de vídeo

Confira a íntegra da entrevista coletiva da manhã desta quarta-feira, 19, com o reitor Marcelo Knobel. Ele falou sobre o Projeto de Lei 529/2020, que estabelece medidas de austeridade fiscal na administração estadual para conter os efeitos da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. O projeto prevê o recolhimento de valores que seriam superávits financeiros de autarquias e fundações do Estado e sua transferência para a Conta Única do Tesouro Estadual. A medida impacta diretamente as três universidades estaduais paulistas - Unicamp, USP e Unesp -, além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com o prejuízo estimado em cerca de R$ 1 bilhão.

Arquivos mencionados na entrevista:

Balanços contábeis da Unicamp

Carta aberta dos Diretores de Faculdades, Institutos e Colégios da Unicamp aos Deputados Estaduais de São Paulo e à sociedade paulista