Violência premeditada e gestada na convivência tóxica

Edição de vídeo
Texto

O Direto na Fonte apresenta a pesquisa realizada pela professora Telma Vinha e pela mestranda Cleo Garcia, da Faculdade de Educação, intitulada “Ataques de violência extrema em escolas no Brasil”. A professora Telma coordena o grupo “Ética, diversidade e democracia na escola pública”, do Instituto de Estudos Avançados. As pesquisadoras fizeram um levantamento dos casos de atentados contra a vida em escolas nos últimos 20 anos no Brasil. A violência praticada por jovens é premeditada e motivada por raiva, vingança e envolvimento com grupos extremistas, principalmente na internet. A professora aponta caminhos para a reconstrução coletiva da convivência escolar e a responsabilidade de gestores e plataformas digitais, para o incentivo de políticas públicas de prevenção da violência nas escolas.

Ficha técnica:

Produção e reportagem: Hebe Rios