Reitor faz balanço anual e antecipa futuras ações

Tom Zé participa da 1ª edição do programa “Conversa com o reitor”, cujo objetivo é ampliar a comunicação com as comunidades universitária e externa.

“Conversa com o reitor" é o novo programa exibido pela Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp. Na edição inaugural, o reitor Antonio José de Almeida Meirelles fala sobre as ações mais recentes da gestão universitária, além de fazer um balanço das atividades da administração em 2022. Ele também projeta os principais desafios que a Unicamp deverá enfrentar em 2023. O objetivo do programa, apresentado pela jornalista Patrícia Lauretti, é ampliar a comunicação com as comunidades universitária e externa. Meirelles destacou, entre outros temas, a retomada do programa de internacionalização da Unicamp a partir de duas viagens realizadas para o Reino Unido e Alemanha. "Nós queremos enviar mais alunos para fora, ampliar o intercâmbio de pesquisadores e servidores e localizar quais são os temas de maior interesse", afirmou.

Sobre o balanço de 2022, Meirelles ressaltou ações de inclusão, a retomada do processo de progressão, de contratações, e de licitações com o atendimento de áreas mais sensíveis. "Fizemos também esse imenso contato com o mundo externo, com atores do mundo político. A gente, de alguma forma, participou da discussão eleitoral do Brasil e com os cuidados de uma instituição que não se envolve na política partidária, mas que tem opiniões e sugestões em relação ao futuro do país", disse.

Para 2023, Meirelles enfatizou a intenção de melhorar a permanência com investimentos na Moradia Estudantil e o engajamento da Universidade no sentido de levar a discussão da permanência para o mundo político. O reitor da Unicamp também considerou importante a ampliação de programas como o de residência pedagógica. Outros desafios citados pelo reitor foram "garantir que as dificuldades que as pessoas passam com a elevação da inflação sejam recuperadas, ampliar as contratações e pensar em outras questões como a inclusão de docentes pretos e pardos".

Equipe de produção:
Produção: Patricia Lauretti e Hebe Rios
Gravações: Marcos Botelho Jr. e João Ricardo - Boi
Edição de vídeo: Kléber Casabllanca
Arte de capa: Alex Calixto

twitter_icofacebook_ico