Movimento Maio Amarelo completa dez anos

Edição de áudio

O trânsito mata mais de 33 mil pessoas por ano no Brasil. Para alertar e conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, o podcast Ressonância conversou com o médico especialista em trauma do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp Gustavo Pereira Fraga. “Os acidentes de trânsito são considerados como trauma, por isso os classificamos como doença”, explica Fraga.

De acordo com o médico, que é professor da disciplina de Cirurgia do Trauma, o trânsito faz parte do dia a dia de todos. Em Campinas, revela, a maioria das vítimas são motociclistas. Alguns sofrem lesões graves enquanto outros vêm a óbito no local no acidente.

“Por vezes somos motoristas, ciclistas, passageiros ou pedestres. E, em um átimo de desatenção, o acidente pode, muitas vezes, ser fatal”, alerta o especialista da Unicamp.

Durante o podcast, Fraga abordou vários temas, dentre eles a importância de campanhas como o Maio Amarelo para a educação e conscientização da população e os impactos financeiros e sociais que pacientes vítimas de acidente de trânsito significam para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A irresponsabilidade das pessoas pode gerar eventos graves. A prevenção é o melhor caminho para enfrentar essa doença. É uma gestão cultural e de educação que temos que melhorar bastante em nosso país”, explicou o médico durante o podcast.

Podcast

Ressonância é um podcast produzido pela Rádio e TV Unicamp (da Secretaria Executiva de Comunicação – SEC) em parceria com o HC da Unicamp. O podcast aborda assuntos e campanhas da área da saúde de interesse geral da população e realiza entrevistas com especialistas do hospital. A edição deste mês está disponível no YouTube e em plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outras. Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.

Maio Amarelo

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza nesse sentido. O amarelo simboliza atenção e é a cor usada para esse fim no trânsito. Em 2023, o Movimento Maio Amarelo completa dez anos. O tema da campanha deste ano é “No trânsito, escolha a vida”. (https://www.onsv.org.br/maioamarelo)

 

twitter_icofacebook_ico