Como a ciência pode ajudar a compreender (e viver) a Adolescência

Edição de áudio

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência é o período das nossas vidas que transcorre dos 10 aos 19 anos de idade: uma faixa etária bastante extensa, algo que, por si só, já é motivo de questionamentos para muitas pessoas incapazes de compreender aqueles que estão atravessando esse período da vida tão cheio de desafios. Ora são percebidos como crianças, ora como adultos… Mas como pode a ciência ajudar nesse processo, tanto do ponto de vista dos pais e da família, quanto do ponto de vista dos próprios adolescentes e da escola que frequentam? E, até mesmo, do ponto de vista de especialidades voltadas para outras áreas de estudo que não essas? 

Isso é o que este episódio do Podcast Oxigênio vai abordar. Cristiane Paião e Leandro Magrini falam sobre o que muda no corpo e no cérebro de todos nós quando entramos na puberdade e sobre como essas alterações fisiológicas impactam nosso comportamento. Eles entrevistaram a professora Sabine Pompeia, do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), coordenadora do projeto Adole-sendo. Além da neuropsicóloga, também participam da entrevista a pesquisadora principal do Adole-sendo, Mônica Carolina de Miranda, e os estudantes de pós-graduação da Unifesp Daniel Utsumi e Breno Pedroni, pesquisadores integrantes desse grupo de pesquisa apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). 

twitter_icofacebook_ico