Teve início, neste domingo, a segunda fase do Vestibular Unicamp 2024

Edição de imagem

No primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2024, que começou a ser aplicada neste domingo (3/12), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 7,8% de abstenção, praticamente o mesmo índice do ano anterior (7,6%) e um dos menores já registrados na segunda etapa, conforme mostram os dados da tabela abaixo. Dos 13.447 candidatos aprovados para fazer a segunda etapa, houve 12.404 estudantes presentes e 1.043 ausentes. O índice de abstenção deste ano está abaixo da média dos últimos 10 anos, que gira em torno de 11%. Foram aplicadas as provas de Redação, Língua Portuguesa e Literaturas e questões interdisciplinares de Inglês e Ciências da Natureza.

Na prova de Redação, os candidatos puderam escolher entre duas propostas. A primeira pedia que escrevessem uma carta de denúncia de trabalho doméstico análogo à escravidão. Já a segunda proposta propunha a elaboração do texto de um discurso sobre refugiados e asilo político, como sendo um delegado da ONU, em um simulado para o ensino médio.

A menor abstenção deste primeiro dia da segunda fase foi registrada em Piracicaba com apenas 3,6%. Em São Paulo, a abstenção foi de 6,6% e em Campinas de 7,4%. Os índices por cidade, bem como as provas do primeiro dia estão disponíveis na página do Vestibular 2024. As respostas esperadas pelas bancas serão divulgadas pela Comvest, na próxima quinta-feira, 7 de dezembro.

Abstenção Vestibular Unicamp

2024 - 7,8%

2023 - 7,6%

2022 - 12,7%

2021 - 8,3%

2020 - 10,2%

2019 - 12,7%

2018 - 11,3%

2017 - 10%

2016 - 13,2%

2015 - 11%

2014 - 11,3%

2013 - 12,2%

2012 - 10,7%

2011 - 8,0%

2010 - 8,0%

2009 - 6,2%

2008 - 7,3%

2007 - 7,0%

A segunda fase do Vestibular Unicamp 2024 continua a ser aplicada nesta segunda-feira (4/12), em 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). A duração da aplicação é de cinco horas em cada dia de prova. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas.

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, atribuiu o baixo índice de ausentes à data de realização da segunda fase do vestibular, ainda em dezembro, como implantado pela primeira vez no ano passado. “Importante destacar que no ano anterior tivemos 11.739 pessoas fazendo a prova no primeiro dia da segunda fase e, nesse domingo, passamos para 12.404 presentes. Isso demonstra engajamento, comprometimento e, claro, temos a expectativa de ter bons resultados na seleção”, disse José Alves.

Temas da Prova de Redação

Para José Alves: “As duas propostas da prova de Redação têm algo em comum, ao proporem uma reflexão ética e o compromisso de uma pessoa diante de questões que perpassam o mundo atual”, afirmou José Alves. O diretor da Comvest também destacou que as questões do primeiro dia de prova trouxeram temas atuais e cobraram as obras de leitura obrigatória. “Foi uma prova bastante contextualizada, com assuntos próximos dos estudantes e que dão a cara do Vestibular Unicamp”, disse.

Materiais para a prova

Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta (em material transparente), lápis preto, borracha, sua própria garrafa de água. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares, relógios de qualquer tipo, quaisquer outros equipamentos eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu e outros materiais estranhos à prova. Está permitido: água, sucos, chocolates e alimentos leves.

Como são as provas

A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia - provas comuns a todos os candidatos:

Prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);

Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com seis questões;

Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.

Segundo dia - provas comuns a todos os candidatos:

Prova de Matemática: com seis questões para os cursos das áreas de Ciências Exatas/Tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde e quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes.

Prova Interdisciplinar: com duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas.

Segundo dia - provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:

a) Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: prova de Biologia com oito questões; prova de Química, com seis questões.

b) Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: prova de Física, com seis questões; prova de Química, com seis questões.

c) Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: prova de Geografia, com seis questões; prova de História, com seis questões; prova de Filosofia, com uma questão; prova de Sociologia, com uma questão.

Próximas datas

As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão realizadas entre os dias 7 e 9 de dezembro, somente em Campinas. Os locais e horários já estão disponíveis. 

A primeira chamada será divulgada dia 29 de janeiro os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 30 e 31 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2024, disponível no site da Comissão.

Imagem de capa
Provas da segunda fase vão até amanhã (segunda-feira)

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

O grupo é composto por 65 intercambistas de graduação, que farão disciplinas isoladas em diferentes cursos, e 70 alunos regulares de pós-graduação

No espaço, o cliente escolhe o produto, faz o pagamento e prepara sua refeição nos equipamentos de apoio disponíveis no local;  a loja funciona 24 horas por dia, ininterruptamente

Atualidades

Professor do Instituto de Geociências e autor do livro “Africano: uma introdução ao continente”, Kauê Lopes dos Santos comenta aproximação com países como Egito e Etiópia

Estudos anteriores já apontavam a proteína MKK3 como um fator importante na sobrevivência e proliferação de células tumorais

Diversas iniciativas são realizadas nos meses de janeiro e fevereiro com o intuito de fomentar a formação continuada dos estudantes universitários

Cultura & Sociedade

O evento acontecerá entre os dias 29 de fevereiro e 10 de março; a obra ESTAFA ou sobre os sonhos não dormidos foi selecionada na categoria de peças internacionais

Estudo pioneiro foi realizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; o papel da biodiversidade é fundamental no aumento da resistência à invasão biológica