Destaques em pesquisa, ensino e extensão recebem prêmios institucionais da Unicamp

Cerimônia de entrega dos prêmios institucionais aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º)

Foi realizada nesta sexta-feira (1º), no Centro de Convenções da Unicamp, a Sessão Extraordinária do Conselho Universitário para a entrega dos Prêmios Institucionais 2023 da Universidade. Foram entregues os prêmios de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” e de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, o Prêmio Proec de Extensão Universitária, o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico para Pesquisadores da Carreira de Pesquisador, o de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino Magistério Secundário Técnico e o de Reconhecimento Discente de Desempenho em sua Formação Técnica dos Colégios Técnicos da Unicamp. No total, foram distribuídos 66 prêmios a docentes, pesquisadores e estudantes da comunidade universitária.

A cerimônia, presidida pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, contou com a presença da coordenadora-geral da Universidade, Maria Luiza Moretti, dos pró-reitores de Graduação e de Extensão e Cultura, Ivan Toro e Fernando Coelho, respectivamente, da coordenadora da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), Ana Carolina Maciel, e do diretor do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), Augusto César da Silveira.

“Este é um momento institucional em que a Universidade se reúne para premiar professores e servidores que se dedicaram ao longo do ano e também ao longo de suas carreiras ao ensino de graduação, à pesquisa acadêmica e à extensão, fazendo com que a Unicamp se torne o que é hoje e o que será no futuro”, sintetizou Moretti, destacando que o trabalho desempenhado pelos profissionais traz implicações para o futuro da instituição.

A coordenadora-geral estendeu os cumprimentos aos demais membros da comunidade universitária que contribuíram para as conquistas reconhecidas na premiação e agradeceu o empenho de todos. “A Unicamp é uma instituição que prima pela excelência, formando pessoas que serão o futuro do país. A trajetória na Universidade, sempre árdua, demanda de cada um o melhor que se tem.”

O reitor da Unicamp também destacou o esforço desempenhado coletivamente para a excelência dos trabalhos reconhecidos. “Estes são prêmios individuais, mas também carregam aspectos do coletivo. As pessoas dirigem grupos de pesquisa, parte das carreiras é constituída pela contribuição dos alunos de graduação e pós-graduação, as atividades de ensino contam com apoio dos PADs [Programas de Apoio Didático] e PEDs [Programas de Estágio Docente], a extensão realiza atividades que envolvem equipes e outras esferas da sociedade”, apontou.

Meirelles lembrou as conquistas recentes da Unicamp em rankings importantes, como o segundo lugar no Ranking de Universidades Empreendedoras, elaborado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, e a liderança, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), no Ranking Universitário Folha, que avalia a graduação no ensino superior do país. O reitor também mencionou a participação da Universidade em projetos internacionais e de grande impacto econômico, social e ambiental, salientando o quanto o trabalho da comunidade universitária é fundamental para esse desempenho.

“A Unicamp é uma universidade que olha para o conjunto de suas atividades e as valoriza. Cada vez mais, somos uma universidade abrangente não só em relação às áreas de ensino, pesquisa e extensão, mas também na valorização de cada uma delas. Sermos capazes de olhar esse todo é algo que me deixa feliz como dirigente”, pontuou.

O reitor destacou o esforço desempenhado coletivamente para a excelência dos trabalhos reconhecidos

Confira a lista de vencedores dos Prêmios Institucionais 2023:

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” (Veja as fotos

IG – Prof. Dr. Roberto Greco

IMECC – Prof. Dr. Mahendra Prasad Panthee

IQ – Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota

Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação (Veja as fotos)

FCA – Prof. Dr. Cristiano Morini

IG – Prof. Dr. Jefferson de Lima Picanço

IMECC – Prof. Dr. Marcelo Firer

IQ – Prof. Dr. Pedro Paulo Corbi

Prêmio ProEC de Extensão Universitária (Veja as fotos)