Segunda fase do Vestibular Unicamp 2024 será realizada no domingo (3 ) e segunda-feira (4)

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp vai aplicar as provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2024 nos próximos dias 3 e 4 de dezembro, em 22 cidades do país: nas capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo e em outras 16 cidades paulistas (Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será encerrado impreterivelmente às 13 horas (horário de Brasília). A duração das provas é de cinco horas em cada dia. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas.

Estão aprovados para fazer a segunda fase 13.447 candidatos. No Vestibular 2024, são oferecidas 2.537 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp. Os candidatos devem consultar individualmente, na página do Vestibular Unicamp 2024, o local onde irão fazer a prova da segunda fase.

Vestibular Indígena

A Comvest prorrogou as inscrições para o Vestibular Indígena 2024, que agora vão até o próximo dia 4 de dezembro (até as 17h). Pretende-se assim permitir aos interessados utilizarem o final de semana para realizarem a inscrição. O Vestibular Indígena é destinado a estudantes indígenas que cursaram escolas públicas. As inscrições, gratuitas, deverão ser feitas na página da Comvest. A Unicamp oferece 130 vagas e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece 65 vagas. Os candidatos ao Vestibular Indígena 2024 deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital, a ser entregue no dia da prova. A novidade este ano é que o exame será aplicado em duas novas cidades: Santarém, no Pará, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

O processo seletivo do Vestibular Indígena ocorre de forma unificada, envolvendo a Unicamp e a UFSCar, desde a edição 2022, com o objetivo de permitir o ingresso de estudantes indígenas em ambas as universidades. Os candidatos deverão realizar uma única inscrição, indicando até dois cursos, um em cada universidade. Os editais com as regras e as vagas por curso estão disponíveis no site de ambas as instituições, bem como o calendário completo do processo. Na UFSCar, essa é a 17ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas e na Unicamp, a sexta.

Vagas Olímpicas

As inscrições gratuitas para o processo Vagas Olímpicas Unicamp 2024, uma das possibilidades de ingresso na Universidade, podem ser feitas em https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2024/vagas-olimpicas-2024/ , até o próximo dia 10 de janeiro de 2024. São oferecidas 129 vagas, em 35 opções de curso. Para esta edição, quatro novas competições foram incluídas: Jogos da Juventude, Olimpíada Brasileira de Economia, Olimpíada de Matemática da Unicamp e a competição internacional European Girls’ Olympiad in Informatics. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas que sejam medalhistas ou que tenham tido um ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio relacionadas no edital do processo e na página eletrônica da Comvest.

Os candidatos podem se inscrever em até dois cursos (em primeira e segunda opção). As modalidades e respectivas pontuações exigidas pelos cursos, em cada competição, constam da página da Comvest. Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou em outras competições de conhecimentos realizadas nos dois anos anteriores ao início do curso de graduação da Unicamp, ou seja, nos anos de 2022 e 2023.

Locais de prova da segunda fase

A Comvest ressalta que os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas, já que eles não serão necessariamente os mesmos dos da primeira fase. Além dos locais de prova em si, também mudaram as cidades nos casos indicados na tabela abaixo:

##

Imagem de capa
Estão aprovados para fazer a segunda fase 13.447 candidatos

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais