Extensionistas da Faculdade de Tecnologia apresentam projetos e demandas à Proec

Os coletivos de estudantes extensionistas da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp apresentaram seus projetos e demandas para a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), na última quinta-feira (23). A reunião, organizada pela coordenadora de extensão, Gerusa de Cássia Salado, contou com a presença do pró-reitor Fernando Coelho, dos assessores José Luiz da Costa e Simone Ferreira e dos coordenadores da Diretoria de Cultura (Dcult) da Proec, Carlos Gonçalves Machado Neto e Carolina Cantarino Rodrigues.

O pró-reitor destacou a satisfação da Proec em conhecer o trabalho de extensão desenvolvido atualmente e seus resultados. “Primeiro quero dar os parabéns a todo mundo. É realmente um volume de trabalho muito legal e com excelentes resultados. É muito bom ver como está todo mundo comprometido. Essa é mesmo uma característica de quem faz extensão”, observou Coelho. Ele se comprometeu com avaliar as demandas apresentadas e atendê-las dentro do possível. “Conseguimos pelo menos dar a vocês um certo fôlego para que as coisas possam acontecer”, afirmou.

O pró-reitor questionou ainda as possibilidades de ampliação e escalonamento da atuação de alguns grupos, como o Grupo de Tecnologias e Cuidados com o Meio Ambiente (GTCMA), que implantou um  sistema de tratamento de esgoto wetland na Escola Rural Dorivaldo Damm. “Temos uma quantidade enorme de projetos com assentamentos e essa é uma demanda recorrente”, ressaltou.

Coordenado pelas professoras Marta Siviero Guilherme Pires e Eliane Cristina Catapani Poletti, o grupo conta com 20 alunos e mais três docentes dos cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Saneamento Ambiental. Além do desenvolvimento, da instalação e da manutenção do sistema, o GTCMA atua na conscientização sobre as questões envolvendo a educação ambiental. Contemplado pelo edital de extensão da Proec deste ano, o grupo investiu na reestruturação do projeto, que havia se deteriorado durante a pandemia.

Leia a matéria na íntegra publicada no site da Proec.

No espaço, o cliente escolhe o produto, faz o pagamento e prepara sua refeição nos equipamentos de apoio disponíveis no local;  a loja funciona 24 horas por dia, ininterruptamente

Estudos anteriores já apontavam a proteína MKK3 como um fator importante na sobrevivência e proliferação de células tumorais

Diversas iniciativas são realizadas nos meses de janeiro e fevereiro com o intuito de fomentar a formação continuada dos estudantes universitários

Estudo pioneiro foi realizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; o papel da biodiversidade é fundamental no aumento da resistência à invasão biológica