Quatro títulos da Editora da Unicamp são premiados pela Abeu

Autoria

A Editora da Unicamp acaba de ser premiada pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) por conta de quatro títulos do seu acervo. Trata-se da nona edição do prêmio que tem como objetivo valorizar o livro acadêmico e científico e contemplar o esforço feito por essas instituições para a democratização do conhecimento. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 17 de novembro, em São Paulo.

O livro Neutrinos solares e o método científico, de Pedro Cunha de Holanda, foi o segundo colocado na categoria Ciências Naturais e Matemática. Já a obra Ypabuçu: a vida nas lagoas, de Marcos Rodrigues, ficou em segundo lugar na categoria Ciências da Vida. Além deles, As leis, de autoria de Marco Túlio Cícero, traduzido por Bruno Fregni Bassetto e publicado em parceria com a Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu), ganhou o prêmio de terceira melhor obra na categoria Tradução. O livro Novos Horizontes do Brasil na Quarta Transformação Estrutural, de Marcio Pochmann, teve menção honrosa na categoria Ciências Sociais Aplicadas.

Na premiação, divulgaram-se os contemplados nas nove categorias em disputa: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Projeto Gráfico; Tradução; e Literatura Infantojuvenil, uma novidade desta edição. A ampliação do número de categorias neste ano, com a adição de obras científicas voltadas aos leitores mais novos, representa a busca constante da Abeu por contemplar a variedade da produção das editoras universitárias.

Prêmio Jabuti

Além disso, o livro Linha vermelha: a guerra da Ucrânia e as relações internacionais do século XXI, de Felipe Loureiro, é um dos cinco finalistas na categoria Ciências Sociais do 65º Prêmio Jabuti. Trata-se da mais tradicional premiação literária do Brasil e é realizada pela Câmara Brasileira do Livro. A obra faz parte da série Discutindo o Brasil e o Mundo, da Editora da Unicamp. No dia 5 de dezembro, o público conhecerá os vencedores nas 21 categorias do prêmio, além do Livro do Ano. Em 2023, foram registradas 4.245 obras inscritas.

Confira outras obras finalistas do Prêmio Jabuti.

Saiba mais sobre o livro finalista do Prêmio Jabuti.

Livros premiados pela Abeu:

Neutrinos solares e o método científico (Pedro Cunha de Holanda) – Categoria Ciências Naturais e Matemáticas

O livro apresenta a história do programa de pesquisa em física sobre neutrinos solares e, em paralelo, utiliza parte das discussões ocorridas na comunidade científica para ilustrar pontos recentes levantados pela Filosofia da Ciência sobre os fundamentos da atividade científica.

Novos Horizontes do Brasil na Quarta Transformação Estrutural (Marcio Pochmann) – Categoria Ciências Sociais Aplicadas – Menção Honrosa

Os cinco capítulos que estruturam esse livro oferecem ao leitor uma narrativa sobre o Brasil contemporâneo distinta a usual, a partir da hipótese de que a nação se encontra diante de uma profunda mudança de época.

Ypabuçu: a vida nas lagoas (Marcos Rodrigues) – Categoria Ciências da Vida

A partir de crônicas interligadas como em um almanaque, no qual cada mês do ano mostra as relações ecológicas que podem ser observadas em qualquer lagoa do planeta, os comentários do autor passam a tratar de outras localidades, como os grandes lagos da África e da América do Norte, os lagos salgados dos Andes, os grandes lagos fluviais da Amazônia e até o mar da Galileia.

As leis (Marco Túlio Cícero; tradução de Bruno Fregni Bassetto) – Coedição com a Edufu – Categoria Tradução

De Cícero, recebemos um conjunto de reflexões sobre as leis, texto esse que, conquanto muito incompleto e cheio de lacunas, não publicado em vida pelo autor e sequer mencionado por ele nas suas outras obras, constitui um texto fundador do direito ocidental. (João Bortolanza)

A diretora da Editora, Edwiges Morato (ao centro), na cerimônia de premiação da Associação Brasileira das Editoras Universitárias

Uallace Moreira Lima reafirmou o compromisso do atual governo em apoiar ações e projetos responsáveis por contribuir para o crescimento econômico e sustentável do país