Carlos Vogt e Eliana Amaral tomam posse como membros titulares da Academia Paulista de Educação

Autoria
##
O reitor da Unicamp entre 1990 a 1994, Carlos Vogt e a professora titular da FCM, Eliana Amaral durante posse da Academia Paulista de Educação

Dois professores ligados à Unicamp tomaram posse nesta quarta-feira (22) como membros titulares da Academia Paulista de Educação (APE). O ex-reitor e professor emérito Carlos Vogt e a professora titular de Obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Eliana Amaral assumiram, respectivamente, as cadeiras 15 e 23 da APE — entidade fundada em 1970, cuja missão é organizar eventos educacionais, palestras e colóquios. A Associação também participa de propostas de atividades educacionais, pedagógicas e escolares em todo o estado de São Paulo.

A posse ocorreu em reunião extraordinária do Conselho Estadual de Educação (CEE), realizada pela primeira vez desde sua fundação, há 60 anos, no salão do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp. “Espero honrar essa cadeira 23. Para isso, trago entusiasmo, energia, sólida formação, valores acadêmicos que estabeleci na minha trajetória na Unicamp e uma incorrigível mania de buscar o diálogo, o consenso e a boa convivência”, disse Eliana Amaral no discurso de posse.

Integrante do Conselho Estadual de Educação (CEE), Eliana Amaral lembra que o cargo lhe permitiu ter uma visão global da Educação — da educação básica primária à pós-graduação — e garante estar entusiasmada com a ideia de discutir todos os problemas da área com a Academia.

Eliana Amaral foi apresentada à academia pelo professor Hubert Alquéres, presidente do Conselho Estadual de Educação. “Eliana é uma educadora de sólida formação, curiosa, apaixonada pelo ser humano e uma filha típica da Unicamp, uma das maiores universidades do país e da América do Sul”, disse. Alquéres mencionou o pai de Eliana, o ex-deputado e ex-prefeito de Campinas Francisco Amaral, que, segundo o professor, foi um dos artesãos da redemocratização do Brasil, ao lado de nomes como Ulysses Magalhães, Mário Covas, Franco Montoro e Fernando Henrique Cardoso.

##
A sessão do Conselho Estadual de Educação foi dirigida pelo presidente Roque Theóphilo Júnior; além de conselheiros, a reunião contou com as presenças dos pró-reitores, dos diretores de unidades e de professores

Educação e utilidade do conhecimento

“Espero fazer jus aos que me antecederam e poder atuar dentro dessa linha de dedicação às atividades da educação”, disse o professor Carlos Vogt, que ocupou o cargo de reitor da Unicamp de 1990 a 1994.

Vogt leu um texto que chamou de “Educação, Cultura e Conhecimento”, em que faz uma reflexão sobre educação e a utilidade do conhecimento. “O sentido da vida é o conhecimento”, diz ele, que, na cerimônia de posse, foi apresentado à Academia pelo professor Nilson José Machado — ocupante da cadeira 22 da APE.

Machado chamou a atenção para quatro aspectos da vida de Vogt. “Trata-se de um professor com brilho nos olhos”, disse. “Além disso, sempre foi um poeta que brinca com as palavras”, continuou. “Em terceiro lugar, podemos dizer que a ciência sempre ocupou um lugar de destaque na vida de Vogt, e, por fim, ele tem uma marca notável: quando abraça uma ideia, não basta que as pessoas estejam de acordo. Ele segue até que a realização esteja concluída”, define o colega.

A Academia conta com nomes como a professora Rose Neubauer, que foi secretária estadual da Educação entre janeiro de 1995 e abril de 2002; o ex-prefeito de São Paulo Cláudio Lembo e a socióloga, professora, mestre em Ciência Política pela Unicamp e ex-secretária de estado Maria Helena Guimarães de Castro.

##
A reunião extraordinária do CEE foi realizada pela primeira vez desde sua fundação, há 60 anos, no salão do Conselho Universitário

Sessão do CEE

A posse dos dois professores ocorreu durante sessão histórica do Conselho de Educação do Estado de São Paulo — pela primeira vez na Unicamp. “É uma alegria muito grande para a Unicamp que esta sessão seja realizada aqui, porque temos uma ligação histórica”, disse o reitor, referindo-se ao fato de o professor Zeferino Vaz, fundador da Unicamp, ter sido presidente do CEE.

Para o reitor, a Unicamp se transformou na Universidade imaginada pelo fundador — uma instituição, segundo ele, abrangente, que privilegia igualmente ensino, pesquisa e pós-graduação. Ele falou sobre o forte impulso verificado na área de extensão e o impacto que isso tem provocado nos rankings nacionais e internacionais, nos quais a Universidade vem sendo muito bem avaliada.

“A inovação é uma marca da Unicamp. O conhecimento gerado aqui tem impacto forte na sociedade. Além disso, estamos fazendo um amplo programa de inclusão”, afirmou Meirelles.

A sessão do CEE foi dirigida pelo presidente Roque Theóphilo Júnior. Além de conselheiros, a reunião contou com as presenças dos pró-reitores da Unicamp, João Romano (Pesquisa), Rachel Meneguello (Pós-Graduação), Ivan Toro (Graduação), Fernando Coelho (Extensão e Cultura) e Fernando Sarti (Desenvolvimento Universitário), de diretores de unidades e de professores.

Depois da reunião, o grupo visitou a Comvest (Comissão do Vestibular), para conhecer detalhes sobre os vestibulares e o Provão Paulista; encontrou-se com representantes do núcleo que trata da formação de professores na Unicamp e conheceu, ainda, o Laboratório de Simulação no Hospital das Clínicas e o Instituto de Otorrinolaringologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU), da Unicamp.

Conselho Estadual de Educação faz visita à Comvest

Carlos Vogt e Eliana Amaral assumiram, respectivamente, as cadeiras 15 e 23 da APE

A publicação apresenta um panorama das pesquisas desenvolvidas por estudantes e pesquisadores indígenas nas diferentes regiões do país, em todas as áreas do conhecimento

O grupo é composto por 65 intercambistas de graduação, que farão disciplinas isoladas em diferentes cursos, e 70 alunos regulares de pós-graduação