Centro de pesquisa para inovação em energias renováveis é inaugurado na Unicamp

Edição de imagem

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) inauguraram, nesta quarta-feira (08/11), a nova unidade de referência voltada à inovação em energias renováveis no país. A Unidade Embrapii E-Renova está localizada na Faculdade de Engenharia Química (FEQ Unicamp), no campus da Unicamp em Campinas, e terá investimento inicial previsto de 4,8 milhões de reais. O evento de inauguração contou com a participação do reitor da Unicamp, representantes da Embrapii e de empresas parceiras e teve o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp.

A E-Renova é uma unidade de competências em energias renováveis para o desenvolvimento de projetos em parceria com empresas do setor industrial, estimulando a transferência de conhecimentos e a busca de soluções tecnológicas. A unidade realizará estudos para criação de novos produtos e processos para a indústria a partir do processamento de biomassa, resíduos agroindustriais e biocombustíveis, especialmente aqueles de alta densidade energética, cujo potencial de desenvolvimento no Brasil é elevado. O objetivo é potencializar a competitividade brasileira com foco na sustentabilidade.

“Essa é uma área essencial para o país. A partir de um estreitamento de relação com o mundo empresarial, promovido pela Embrapii, a Universidade tem mais condições de transformar o conhecimento, a ciência e a tecnologia, gerados dentro da universidade, em inovação e produtos que têm impacto na economia. Isso significa desenvolvimento da sociedade, melhoria da justiça social e geração de renda para as pessoas e aproxima o Brasil do mundo desenvolvido”, disse o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, durante a inauguração da E-Renova.

Rubens Maciel Filho, professor titular da FEQ Unicamp e coordenador da Unidade E-Renova, destaca o alcance que o novo centro de pesquisa pode atingir: “as energias e combustíveis de fontes renováveis, incluindo as de biomassa, são fundamentais para contribuírem para a necessária descarbonização da economia. No caso do Brasil, é ainda um fator importante para a sustentabilidade, incluindo uma forte vertente para desenvolvimento social, pela abrangência e pujança do agronegócio no país”, afirma Maciel. Ele também descreve o protagonismo que o novo centro irá desempenhar:

“Neste contexto, surge a E-Renova, unidade Embrapii da FEQ Unicamp, composta por renomados pesquisadores com reconhecida experiência na área de energia e combustíveis renováveis, com a missão de ser um importante vetor de integração entre a universidade, centros de pesquisas e as empresas, para transformar ciência e conhecimento em tecnologia útil para o desenvolvimento sustentável”, explica Maciel.

##
A E-Renova é uma unidade de competências em energias renováveis para o desenvolvimento de projetos em parceria com empresas do setor industrial, estimulando a transferência de conhecimentos e a busca de soluções tecnológicas

Como a Unidade E-Renova funcionará

A E-Renova é a segunda unidade de pesquisa credenciada pela Embrapii na Unicamp. A primeira já funciona no Centro de Química Medicinal (CQMED) e tem foco no desenvolvimento de biofármacos e fármacos. As pesquisas a serem desenvolvidas na E-Renova, por sua vez, serão direcionadas a novos processos e produtos em energias renováveis, como a produção de biocombustíveis a partir de resíduos agroindustriais — incluindo os de cana-de-açúcar, de milho e florestais, gerados pela indústria de papel e celulose —, dentre outros.

A Unidade contará com um complexo de instalações de 11.762 m² de área construída, sendo 6.000 m² exclusivamente dedicados a laboratórios de pesquisa, que incluem 15 diferentes laboratórios disponíveis para desenvolvimento das pesquisas. No desenvolvimento dos estudos, também estão previstos o uso de ferramentas de simulação para avaliação técnico-econômica e a análise de ciclo de vida e segurança de processos, permitindo assim uma visão integrada do sistema, além de operações otimizadas e controladas por computador. Espera-se que todos esses métodos proporcionem o desenvolvimento de novos processos sustentáveis. 

"A criação da Unidade Embrapii E-Renova, numa dimensão estratégica, mostra-se fundamental para a Política Industrial e, certamente, contribuirá de maneira significativa para a nova economia, baseada em sustentabilidade", disse Ilda Bisinotti, Coordenadora de Ações Estratégicas da Embrapii.

As linhas de pesquisa iniciais abordam a produção de hidrogênio de fontes renováveis; biocombustíveis de longa distância, como diesel renovável, biodiesel, bioquerosene (jetfuel), óleos combustíveis e combustíveis marítimos; e biocombustíveis de elevada octanagem, como o etanol e o biobutanol. Também contempla estudos de coprocessamento de renováveis em refinarias de petróleo; estudo de rotas termoquímicas, como a conversão da biomassa em gás de síntese (gaseificação), bio-óleo e biocarvão (pirólise); e análises técnico-econômicas e de impacto ambiental de rotas de produção combustíveis e de energias renováveis.

##
O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles: área essencial para o país

Pesquisadores, investimentos e bolsas

A nova unidade E-Renova será coordenada pelo professor Rubens Maciel Filho, assistido pelo professor Leonardo Vasconcelos Fregolente, ambos da FEQ Unicamp. Eles vão gerenciar uma equipe composta por 12 docentes, além de funcionários, pesquisadores e alunos da FEQ, com diferentes especialidades. Para apoiar os pesquisadores, está prevista a oferta de bolsas nas categorias de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

“O selo de credenciamento da E-Renova como uma unidade Embrapii agrega valor para a Faculdade de Engenharia Química. Vislumbramos uma mudança de patamar no desenvolvimento tecnológico e na transferência de tecnologias, com o aumento da colaboração que a unidade tem realizado ao longo dos últimos anos com a iniciativa privada”, comentou o diretor da FEQ, Dirceu Noriler.

O novo centro E-Renova também contará com apoio da Agência Inova Unicamp, que oferecerá toda a sua expertise para facilitar os processos de proteção da propriedade intelectual e de transferência das tecnologias desenvolvidas na unidade, bem como dará suporte às negociações com as empresas interessadas em firmar convênios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a Unicamp. A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, ressalta a importância do novo centro de pesquisa para o estímulo à inovação:

"A inovação nada mais é do que invenções provenientes das pesquisas científicas e tecnológicas que transbordam para além das fronteiras da universidade. Neste sentido, a E-Renova tem um potencial imenso de impactar social e ambientalmente o processo de reindustrialização no país. Assim como ocorreu neste processo de credenciamento, quaisquer outras áreas temáticas da universidade podem contar com o apoio da Inova para estreitar relacionamentos com empresas e elaborar propostas de novas unidades Embrapii na Unicamp", afirma Frattini.

Convênios de pesquisa com empresas

Um dos objetivos da Unidade Embrapii E-Renova é fortalecer as parcerias universidade-empresa que já existem na Unicamp, além de atrair novas empresas parceiras, incluindo as startups. O novo centro de pesquisa da Embrapii tem potencial para consolidar a FEQ como um polo de desenvolvimento tecnológico nacional em biocombustíveis e energias renováveis, com a apresentação de soluções inteligentes de base tecnológica, seguindo critérios de sustentabilidade.

Os projetos a serem desenvolvidos terão interfaces com empresas dos setores sucro-milho-energético, biotecnologia industrial, florestal, óleo e gás e de produtos e energias renováveis. Também estão contemplados no projeto objetivos como a geração de propriedade intelectual, formação de recursos humanos especializados e a consolidação de novas áreas de pesquisa.

Imagem de capa
A inauguração contou com a participação do reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, representantes da Embrapii e de empresas parceiras e teve o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”