Estão abertas as inscrições para o Vestibular Indígena 2024 e para a modalidade Enem-Unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp abriu na última quarta-feira (1º de novembro) as inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2024 e para o Vestibular Indígena Usfcar-Unicamp 2024. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela página eletrônica da Comvest, até as 17 horas do dia 30 de novembro. Os interessados precisam preencher um formulário eletrônico e recolher o valor da taxa de inscrição. Candidatos inscritos no Vestibular Unicamp 2024 com isenção da taxa têm isenção para o processo Enem-Unicamp. Para os demais, a taxa será de R$ 30. O pagamento poderá ser realizado até o dia 7 de dezembro. O edital com as regras do processo está disponível na página eletrônica da Comvest.

Vestibular Indígena

As inscrições para o Vestibular Indígena 2024 é destinado a estudantes indígenas que cursaram escolas públicas e são gratuitas.  A Unicamp oferece 130 vagas e a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) oferece 65 vagas. Os candidatos ao Vestibular Indígena 2024 deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova. A novidade este ano é que o exame será aplicado em duas novas cidades: Santarém, no Pará e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A seleção está unificada entre Unicamp e UFSCar desde a edição 2022, para o ingresso de estudantes indígenas em ambas as universidades. Os candidatos deverão realizar uma única inscrição, indicando até dois cursos, sendo um em cada universidade. Os editais com as regras e as vagas por curso estão disponíveis no site de ambas as instituições.

A prova será aplicada nas seguintes cidades: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). O exame será realizado no dia 14 de janeiro de 2024 (seguindo o horário local). O programa de estudos para a prova já está disponível nos editais, nas páginas da Comvest e da UFSCar. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, no período de 1/11/2023 a 11/12/2023, pela página da Comvest na internet. Os candidatos aprovados serão convocados em até cinco chamadas para matrícula, conforme calendário abaixo.

Confira o calendário completo.

Enem-Unicamp

Serão oferecidas 314 vagas destinadas a dois segmentos de inscrição: 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou por meio de exames oficiais); e 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A lista de cursos e vagas está disponível no edital. É possível fazer até duas opções de curso. Os candidatos poderão utilizar sua pontuação considerando-se exclusivamente a edição do Enem de 2023.

Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. Esses estudantes deverão preencher o campo específico de autodeclaração no formulário de inscrição e, caso convocados, deverão se apresentar a uma Comissão de Averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), para validação da autodeclaração. Os optantes pelas vagas indígenas deverão apresentar a documentação exigida pelo edital, durante o procedimento de matrícula.

Candidatos que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não poderão concorrer na modalidade Enem-Unicamp.

Múltiplas Inscrições

Os interessados poderão se inscrever concomitantemente em mais de um dos sistemas de seleção da Unicamp para 2024 (Vestibular Unicamp, modalidade Enem-Unicamp, Vestibular Indígena e modalidade Vagas Olímpicas). Na época das chamadas, caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado(a) para matrícula em um mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular 2024 e no Enem-Unicamp, a vaga a ser preenchida será a do vestibular. Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado(a) para matricula em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular 2024 e no Enem-Unicamp, o(a) candidato(a) optará por um deles, no momento da matrícula. Ao efetivar a sua matrícula em um dos sistemas, o(a) candidato(a) será excluído(a), automaticamente, da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso. Caso esteja inscrito(a) no mesmo curso, seja convocado(a) em qualquer sistema e não realize sua matrícula, terá seu nome excluído das chamadas em outros sistemas.

Provas e convocação

As provas do Enem são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

Haverá até cinco chamadas para matrícula online. As datas do calendário de matrícula coincidirão com as datas das chamadas do Vestibular Unicamp 2024, cuja primeira convocação será no dia 29 de janeiro de 2024.

Mais informações sobre o Vestibular Unicamp 2024 na página da Comvest.

Candidatas consultam local de realização da prova do Vestibular; os interessados na modalidade Enem precisam preencher um formulário eletrônico e recolher o valor da taxa de inscrição