Ministra da Saúde, Nísia Trindade, anuncia aumento de verba para HC da Unicamp

Autoria
A coordenadora-geral da Universidade, Maria Luiza Moretti (à esquerda) e a ministra Nísia Trindade: aumento da capacidade de assistência

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta sexta-feira (27) o aumento do teto financeiro para procedimentos de média e alta complexidade realizados no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O valor  – que não era reajustado desde 2012 – contempla uma proposta feita pelo HC junto ao ministério prevendo um aumento no número de atendimentos de toda a linha de cuidados para pacientes oncológicos. No total, serão R$ 67,8 milhões por ano. O pagamento ocorrerá em parcelas mensais de aproximadamente R$ 5,6 milhões.

“Esse aumento vai nos ajudar muito”, disse a coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, que é médica infectologista e, atualmente, reitora em exercício, durante um encontro com Trindade realizado pela manhã, no HC. “A ministra se mostrou sensível aos problemas da região, ao aumento no número de casos de câncer que o país tem registrado e à necessidade de aumento na nossa capacidade de assistência a esses pacientes”, acrescentou Moretti.

A superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataíde, contou que, já há alguns meses, iniciou tratativas junto ao Ministério da Saúde para aumentar o valor do teto e fez então uma proposta oferecendo ampliar o número de atendimentos para os pacientes oncológicos.

De acordo com Ataíde, antes de chegar ao ministério, a proposta teve de ser aprovada pela Secretaria Estadual de Saúde. “O HC solicitou [o aumento] não porque extrapolou o teto ou por conta de algum déficit. Esse é um aumento para atender a uma demanda da sociedade, para atender a um aumento represado, principalmente na área de oncologia”, explicou a superintendente do HC.

“Depois da pandemia, o número [de casos de oncologia] cresceu muito, inclusive com mais pacientes com maior gravidade. E nós oferecemos essa linha de cuidados: diagnóstico e acompanhamento”, acrescentou.

Nísia Trindade reforçou a intenção de manter as ações de colaboração entre a Unicamp e Ministério da Saúde
Nísia Trindade reforçou a intenção de manter as ações de colaboração entre a Unicamp e Ministério da Saúde

Média e alta complexidade

“Essa ação do Ministério da Saúde, de incrementar o teto de média e alta complexidade no HC da Unicamp, é uma ação necessária para que o hospital possa cumprir seu papel, como centro de referência dedicado ao Sistema Único de Saúde”, disse a ministra, que está na Unicamp para o 47º encontro anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

Para Trindade, a ação beneficia cidadãos de toda a região e reforça as ações de colaboração que a Unicamp e o Ministério da Saúde já fazem por meio de programas nacionais – como o de redução de filas para cirurgias, atendimentos a pacientes oncológicos e ações na área de neonatologia. “Então, esse é um momento especial para nós, mas não é apenas isso. Vamos continuar com essa parceria, trabalhando em benefício do SUS”, acrescentou a ministra.

Tratamentos oncológicos

Trindade disse ainda que ações como essa são, na verdade, “uma inciativa para recuperar o tempo perdido”. “E tempo perdido na saúde é risco, como já estamos vendo por aí, com umaumento nos índices de adoecimento, das filas para cirurgia, dos tratamentos oncológicos”, advertiu.

“Para nós, de fato, tratava-se de uma prioridade trabalharmos juntos e essa é a nossa aposta também, em áreas em que o HC da Unicamp já tem expertise. A gente sabe que esse é um recurso que vai ajudar o cidadão. E isso não tem preço. E isso é o SUS”, concluiu a ministra.

A ministra percorreu as áreas de Oncologia e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e conversou com profissionais da saúde

Centro de Oncologia e UTI

O encontro de Trindade com representantes da área da saúde da Unicamp ocorreu em um intervalo, durante o encontro anual da Anpocs – que começou na quarta-feira (25) e terminou nesta sexta-feira.

No HC, a ministra visitou o Centro de Oncologia e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e conversou com médicos e servidores. Além disso, encontrou-se com vários professores e autoridades da Universidade dentro do HC.

Imagem de capa
A ministra da Saúde durante conversa com professores e autoridades da Universidade dentro do HC

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”