Unicamp avança em ranking mundial em cinco de nove áreas do conhecimento

Autoria

A Unicamp registrou avanço na edição de 2024 do ranking das melhores universidades do mundo por áreas do conhecimento elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), considerada uma das organizações de maior prestígio no setor de classificações internacionais de instituições de ensino superior.

O avanço foi impulsionado pela melhora no desempenho em cinco das nove áreas do conhecimento em que a Unicamp poderia ser avaliada. Em outras quatro áreas, a Universidade manteve a posição obtida no levantamento anterior.

Segundo a pesquisa, a Unicamp avançou nas áreas de Artes e Humanidades, Negócios / Economia, Medicina / Saúde, Engenharia e Ciências Físicas. Além disso, manteve posições em outras quatro áreas —Ciência da Computação, Educação, Ciências da Vida e Ciências Sociais.

No caso da Computação, a Unicamp se manteve no grupo classificado entre as 301 e 400 melhores instituições, mas no mesmo patamar da PUC-Rio e USP, como as melhores do país.

O ranking avalia outras duas áreas — Direito e Psicologia —, mas estes são cursos não ministrados na Unicamp.

Uma das áreas de maior destaque no novo ranking 2024 foi a de Negócios e Economia. Na Unicamp, a área saiu da posição 501-600 do levantamento anterior para a posição 301-400.

Avanço significativo também foi registrado na área de Ciências Físicas, que saltou do grupo 501-600 para o de classificados entre as posições 401-500.

A área de Medicina e Saúde também mudou de escala: de 301-400 do ranking de 2023 para 251-300 nesta atualização. Já a de Engenharia saiu do grupo 401-500 para 301-400.

A área de Artes e Humanidades também deu um salto, saindo do grupo entre 176-200 do ranking anterior para 126-150 agora.

##

QS América Latina Caribe

Em setembro deste ano, no ranking 2024 divulgado pela QS América Latina Caribe, a Unicamp havia saltado da quinta para a terceira colocação na região. Ficou atrás apenas na USP (Universidade de São Paulo) e da Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile), respectivamente, 1ª e 2ª colocadas.

Neste ranking, os critérios de avaliação concentram-se em quatro eixos: pesquisa, empregabilidade, ensino e engajamento internacional. O ranking analisou 430 universidades da América Latina e do Caribe, 97 delas do Brasil. No país, a Unicamp ficou na segunda posição.

Imagem de capa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”