Servidores técnico-administrativos, carreira PQ e discentes de Pós ampliam representação no Conselho Universitário

A 183ª Reunião Ordinária do Consu em que o resultado foi favorável para ampliação de sua composição

A Carreira PQ (Pesquisador/a) conquistou representação na instância deliberativa máxima da Unicamp, o Conselho Universitário (Consu). A pauta foi votada na 183ª Reunião Ordinária do Consu e obteve resultado favorável, determinando a modificação do Estatuto da Unicamp, do Regimento Geral da Unicamp e do Regimento Interno do Conselho. Na mesma sessão do Consu também foi deliberado o aumento da respresentação discente de Pós-Graduação e de servidores técnico-administrativos, que passaram para cinco e oito membros, respectivamente.

A inserção da representação dos pesquisadores era uma antiga reivindicação da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), que concentra a maior parte da categoria. “Foi uma decisão muito importante. Até então, era a única categoria de servidores não considerada. Os demais servidores, sejam docentes, sejam Paepes [Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão], sempre tiveram representação em nosso Conselho. Mas a categoria PQ, de extrema importância no desenvolvimento das atividades dos Centros e Núcleos, nunca esteve representada”, contextualiza o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.

Em gestões anteriores, houve tentativas de viabilizar essa representação, mas a exigência de maioria qualificada, com 52 votos favoráveis em um total de 77 membros, representava uma barreira difícil de ser vencida. “A atual gestão se dedicou a construir essa maioria. Ao mesmo tempo, aumentamos a bancada discente de pós-graduação em um membro, assim como a de funcionários também em mais um membro, ampliando o caráter democrático do conselho”, complementa o reitor.

A coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, realizou uma fala em defesa do assento para a Carreira PQ no Consu, durante a Reunião Ordinária que resultou na aprovação do pleito, ressaltando tratar-se de uma pauta que a Cocen vem defendendo particularmente desde 2019, quando foi formado um Grupo de Trabalho (GT) para debater o assunto.

Inicialmente, o objetivo do GT era pensar uma representatividade para a coordenação da Cocen no Consu, além de outras demandas de proporcionalidade. Mas, após uma série de avaliações e estudos, o GT apresentou um relatório sugerindo a criação de um assento específico para representante da Carreira Pq.

"Foi uma grande conquista não apenas para nossa carreira, mas para a Universidade. Trata-se do resultado de um processo de amadurecimento institucional e de reconhecimento da relevância do sistema de Centros e Núcleos, que é bastante atuante”, avalia Maciel.

O reitor Antonio Meirelles:
O reitor Antonio Meirelles: a categoria PQ, de extrema importância no desenvolvimento das atividades dos Centros e Núcleos, nunca esteve representada

Os Centros e Núcleos Interdisciplinares da Cocen abrigam a maior parte dos/as pesquisadores/as Pq, que podem se dedicar exclusivamente à pesquisa científica, mas também desenvolvem atividades de ensino e extensão. “A Carreira PQ é um diferencial da Unicamp e deve ser valorizada em termos institucionais. A conquista dessa representação no Consu possibilitará uma efetiva contribuição com o ecossistema complexo de nossa universidade", diz a coordenadora. Ela lembra ainda que o Sistema Cocen é responsável pela segunda maior captação extraorçamentária de recursos para a universidade.

O professor Samuel Rocha, do departamento de Matemática Aplicada, presidiu o GT que resultou na sugestão do assento para representação da Carreira Pq. "Consideramos que, seguindo a mesma tradução de outros segmentos da universidade, fosse alguém eleito entre os pares. Então, achamos que os pesquisadores deveriam eleger seu representante. Acho que a aprovação foi uma decisão muito acertada. Essa carreira distingue a Unicamp em relação às outras universidades estaduais de São Paulo e deve ser colocada como algo muito positivo", diz Samuel Rocha.

A Coordenação da Cocen continua no Consu como convidada, com a possibilidade de pautar assuntos, solicitar esclarecimentos e contribuir de várias formas.