Unicamp articula parceria com Universidade Federal do ABC

Uma delegação da UFABC, coordenada pelo reitor Dácio Matheus, visitou a Unicamp na manhã desta segunda-feira (9) para conhecer detalhes do seu sistema de ingresso, em especial do Profis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas. O grupo quis saber também como foi o processo de implantação do Vestibular Indígena.

Além disso, os representantes da UFABC discutiram a possibilidade de parcerias com a Unicamp em programas de saúde mental, ações de promoção da equidade de gênero, métricas, parcerias em centrais multiusuários e ações relacionadas a entidades empreendedoras.

##
O reitor da UFABC, Dácio Matheus (à esquerda), trouxe temas que poderiam se transformar em parcerias

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, disse estar entusiasmado com a aproximação entre as universidades públicas. “Tenho um olhar muito positivo para esse processo de aproximação. Não podemos perder de maneira alguma essa oportunidade de estreitar relações e, com isso, ampliar de forma significativa  nossa ação junto à sociedade”, afirmou o reitor. “Um momento com esse, de contato direto com os principais gestores das outras universidades, é algo muito importante para nós”, acrescentou.

Meirelles lembrou que esse movimento de aproximação já é uma realidade entre as universidades estaduais paulistas. “Nossa intenção é a de valorizar os espaços de interação, e o encontro de hoje é mais uma etapa nesse processo que pretende construir relações duradouras e produtivas”, disse.

O reitor da UFABC, Dácio Matheus, contou que, durante as conversações para definir a pauta do encontro desta segunda-feira, foram surgindo temas que poderiam se transformar em parcerias. Para ele, este é o momento ideal para a formalização de acordos.

“Acho que chegou a hora”, avalia. “Alguns temas que apresentamos são de interesse comum e vão além do nosso dia a dia — que é o ensino, a pesquisa e a extensão. O que precisamos é focar no que existe de inovador”, explica. “Queremos trocar algumas experiências e beber da fonte de vocês, além de colocar nossa fonte à disposição da Unicamp”, acrescentou.

Matheus disse que as colaborações entre instituições públicas deveriam evoluir para um sistema estadual de ensino superior em pesquisa e tecnologia. “O estado de São Paulo detém a maior concentração de capacidade em ensino superior, em pesquisa e tecnologia e inovação, mas trabalhamos desarticuladamente”, avalia. Para ele, um sistema único de educação, ciência e tecnologia poderia conferir maior agilidade e flexibilidade às ações das instituições públicas estaduais, federais e municipais.

A vice-reitora da UFABC, Mônica Schroder, por sua vez, lembrou que as duas instituições têm objetivos semelhantes, além de compartilharem o mesmo território, que é o estado de São Paulo. “Nossa condição de universidade pública — uma vinculada ao governo estadual, e outra, ao governo federal — está enraizada no estado de São Paulo. Temos desafios semelhantes, mas possibilidades de soluções diferentes para esses desafios. Essa oportunidade de troca para nós é excelente”, afirmou ela.

##
O coordenador da Comvest, José Alves de Freitas Neto, explicou o funcionamento do sistema de ingressos como o Profis e o Vestibular Indígena

A vice-reitora lembrou que já há experiências compartilhadas, como na adesão ao Redaes (Rede de Apoio ao Ensino Superior), à rede de equidade de gênero e iniciativas em ações relacionadas à saúde mental. “Então, há pelo menos um ano, estamos exercitando essa aproximação, e a experiência tem sido bastante boa. Mas quando  levamos essa experiência às reitorias e conseguimos institucionalizar uma governança dessas oportunidades de troca, parece que conseguimos dar volume, intensidade e potência ao que produziremos juntos”, acredita.

O coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, José Alves de Freitas Neto, explicou ao grupo do ABC o funcionamento do sistema de ingressos na Unicamp, como o Profis e o Vestibular Indígena. A assistente do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) Noemi Rodrigues Jacintho, por sua vez, explicou como funciona o sistema de permanência estudantil na Unicamp. Segundo ela, o orçamento de 2023 reservou R$ 112 milhões aos programas de permanência.

O encontro contou, ainda, com as presenças dos pró-reitores Fernando Sarti (Desenvolvimento Universitário) e Fernando Coelho (Proec) e do chefe de gabinete, Paulo Cesar Montagner. O evento foi organizado pelo assessor docente de gabinete, professor Roberto Nonato. A comitiva da UFABC foi composta por 17 pessoas.

A comitiva da UFABC foi composta por 17 pessoas, coordenada pelo reitor Dácio Matheus