Conselho Universitário aprova criação de duas diretorias executivas

Em sessão realizada nesta terça-feira (26), o Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou a criação de duas diretorias executivas, a Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil (Deape) e a Diretoria Executiva de Tecnologia de Informação e Comunicação (Detic). O Consu aprovou também a criação do Conselho de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação (GovTIC), órgão deliberativo que deverá conduzir as ações relativas à tecnologia de informação e comunicação da Universidade. Foi aprovada, ainda, a criação do Prêmio PIBIC de Mérito Científico, destinado a estudantes de iniciação científica.

Deape

A nova Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil (Deape) tem o objetivo de ampliar o escopo de ações desempenhadas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), criado em 1976, que, hoje, compõe a estrutura da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Assim, a criação da Deape implica em uma reestruturação da PRG, com a transferência das competências do SAE para a nova estrutura.

"A Unicamp tem demonstrado um compromisso muito sólido com o processo de inclusão", destacou Mariana Nery, coordenadora do SAE. Ela lembra a criação de programas como o Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS), em 2005; o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), em 2010; e a adoção das cotas étnico-raciais, a seleção via Enem e o vestibular indígena, em 2019. Isso mudou de forma expressiva o perfil dos estudantes na universidade: em 2019, 60% dos ingressantes eram provenientes de políticas de acesso.

O resultado dessa mudança foi o aumento no número de estudantes inscritos em programas de permanência. Segundo Nery, entre 2013 e 2023, houve um aumento de 86% nas inscrições recebidas pelo SAE. "Incluir sem permanência só aumenta a evasão, porque o estudante não consegue cumprir seu objetivo, que é se formar. A criação dessa diretoria vai nesse sentido, o de aperfeiçoar nosso trabalho", afirmou Ivan Toro, pró-reitor de Graduação.

A Deape será responsável pelos serviços de moradia estudantil, assistência psicológica e psiquiátrica, gerenciamento de bolsas e auxílios, serviço social, orientação educacional e de estágios. A nova diretoria também deverá incorporar outros serviços, como a Central TILS, de tradutores em libras, o Alumni, de relacionamento com estudantes egressos, e um novo serviço de acompanhamento de carreiras e de empregabilidade.

Detic

Outra criação aprovada na sessão do Conselho Universitário é a da Diretoria Executiva de Tecnologia de Informação e Comunicação (Detic), com a proposta de centralizar e orientar a gestão e a governança de TIC na Universidade. Para isso, a nova diretoria vai incorporar as estruturas atuais da Coordenadoria Integrada de Tecnologia da Informação e Comunicação (Citic) e do Centro de Computação (CCUEC). "Estamos criando um novo órgão para concentrar os que existem hoje", explicou Ricardo Dahab, coordenador da Citic.

A necessidade de alinhar a gestão e a governança de TIC em um órgão central deve-se à importância que essas tecnologias adquiriram nos últimos anos e à necessidade de uma governança que oriente as tomadas de decisões. Nesse sentido, também foi criado o Conselho de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (GovTIC), conselho deliberativo que responderá pela governança de TIC na Universidade.

Segundo Dahab, a medida fortalece o setor, garante o alinhamento institucional, melhora os serviços prestados e estimula a inovação. "A governança e a gestão de TIC não são uma área-meio, mas algo que traciona o desenvolvimento da universidade e possibilita a criação de tecnologias e abre possibilidades de pesquisa e de gestão".

Prêmio Pibic de Mérito Científico

O Conselho Universitário também aprovou a criação do Prêmio Pibic de Mérito Científico. A iniciativa visa reconhecer e premiar autores dos melhores trabalhos apresentados no Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, de forma a estimular o gosto pela pesquisa e a excelência científica entre os estudantes de graduação.

Serão contemplados, anualmente, os 20 melhores trabalhos apresentados durante o congresso vinculados às áreas de Artes, Humanidades, Biológicas, Exatas e Tecnológicas. O prêmio terá o valor correspondente a cinco vezes o valor vigente da bolsa Faepex de iniciação científica. Atualmente, a bolsa tem o valor de R$ 700, totalizando um prêmio de R$ 3,5 mil. Os estudantes premiados e seus orientadores receberão ainda um certificado de mérito científico.

A seleção dos melhores trabalhos ocorrerá em duas etapas. A primeira por meio de um comitê interno, composto por, no mínimo, dois professores ou pesquisadores da Unicamp de cada área do conhecimento. Na segunda etapa, os trabalhos serão julgados por um comitê externo, composto também pelo mínimo de dois docentes ou pesquisadores das áreas do conhecimento, mas externos à Universidade.

Os critérios para seleção e classificação dos trabalhos, o calendário de inscrições e outras informações referentes ao prêmio serão divulgadas por meio do regulamento anual do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp.