Artigos de paleontólogo são escolhidos como destaque na Editor’s Choice do site do Grupo Nature

Dois artigos elaborados pelo paleontólogo Tito Aureliano foram selecionados como destaque na seção Editor’s Choice: Dinosaurs, no site do Grupo Nature. Aureliano defendeu seu título de doutorado no Instituto de Geociências (IG) da Unicamp em 2023, sob orientação da docente Fresia Ricardi Branco. Em sua tese, o pesquisador estudou a evolução do sistema respiratório de dinossauros por meio da histologia de tecidos fossilizados.

O primeiro artigo, publicado em dezembro de 2021 na Scientific Reports, foi tema de uma matéria no Jornal da Unicamp. O estudo revela que os sacos aéreos encontrados nas aves já existiam há cerca de 83 milhões de anos nos dinossauros, o que permitiu a certas espécies atingir tamanhos colossais, tornando-os os maiores animais a caminharem em terra firme.

Já o segundo artigo, publicado em dezembro de 2022 na mesma revista, descreve a ausência de sacos aéreos invasivos nos primeiros dinossauros e sugere a hipótese de origens múltiplas para a pneumaticidade vertebral desses animais. Essa pneumaticidade favoreceu a sobrevivência em situações extremas e a adaptação deles a mudanças climáticas por milhões de anos. Esses dinossauros permanecem vivos até hoje na forma de aves. O artigo também foi tema de matéria no Jornal da Unicamp.

Ter dois dos trabalhos desenvolvidos na Unicamp em destaque mundial no Editor's Choice do Grupo Nature representa para Aureliano uma satisfação muito grande. “Estar ao lado dos colegas de várias instituições do mundo responsáveis por descobertas tão importantes dá uma sensação de missão cumprida por termos colaborado um pouquinho para o avanço da ciência do nosso país", diz o paleontólogo.

Para a orientadora, a pesquisa de Aureliano obteve excelentes resultados e a escolha do editor “representa um reconhecimento para as pesquisas realizadas no PPGeociências do IG”. “Você não precisa estar no topo do mundo para fazer uma boa pesquisa. Precisa ter criatividade para desenvolver a pesquisa e conseguir o financiamento, que, no nosso caso, foi da Fapesp [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo]. Eu fico feliz de ver como o empenho do Tito e de toda a equipe que participou da pesquisa está sendo bem recebido”, finalizou a docente.

Pesquisa foi objeto de tese de doutorado no Instituto de Geociências, sob orientação da docente Fresia Ricardi Branco