Unicamp, USP e Unesp organizam nova edição do Conpuesp

As três universidades estaduais de São Paulo — Unicamp, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) — realizam nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro a segunda edição do Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo (Conpuesp). O evento será realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, na cidade de Piracicaba, e tem o objetivo de abrir um espaço aos servidores técnico-administrativos das instituições para que compartilhem projetos e experiências de sucesso implementadas nas universidades. A inscrição de trabalhos já está aberta e pode ser feita pelo site oficial do evento.

“A ideia principal é promover a troca de experiências profissionais de alto nível de nossos servidores em todas as áreas", comenta Paulo César Montagner, chefe de Gabinete do reitor e um dos coordenadores da comissão organizadora do Conpuesp. Este segundo congresso retoma o sucesso da primeira edição, realizada em 2011 no Memorial da América Latina, em São Paulo. Na ocasião, foram reunidos cerca de 1,2 mil profissionais, com a apresentação de 518 trabalhos. "Foi um evento de muito sucesso, com muitos trabalhos apresentados que contribuem com o enriquecimento de nossas unidades", destacou Montagner. Agora, a proposta é tornar o Conpuesp um evento permanente, aos moldes do Simpósio dos Profissionais da Unicamp (Simtec), que ocorre a cada dois anos.

O encontro programado neste ano será o primeiro de uma série de eventos preparatórios que a organização do congresso pretende realizar. Em meados de março de 2024, deve haver uma nova edição em uma das unidades da Unesp no interior do estado, ainda a ser definida. No segundo semestre, será a vez de a Unicamp receber participantes das outras universidades durante a 9ª edição do Simtec. Os eventos se encerram em novembro do próximo ano, com um grande congresso no campus da USP.

O chefe de Gabinete, Paulo Cesar Montagner e o coordenador da Educorp, Edison Lins: primeira edição em 2011 reuniu cerca de 1.200 profissionaisma edi
O chefe de Gabinete, Paulo Cesar Montagner (à esquerda) e o coordenador da Educorp, Edison Lins: primeira edição em 2011 reuniu cerca de 1.200 profissionais

Edison Lins, coordenador da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp), e Cristiano Torezzan, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), ambos integrantes da comissão organizadora, avaliam que, além de ser um momento de troca de experiências, o Conpuesp é também uma iniciativa que valoriza a contribuição dos servidores para a excelência das três universidades no cenário acadêmico. "Também é uma forma de interagirmos com o público externo e de prestarmos contas do trabalho realizado pelas universidades", pontua Lins.

Para Torezzan, esta também é uma oportunidade para o estreitamento de laços entre os profissionais das três instituições. “É uma retomada ao convívio presencial entre as universidades. Tudo está sendo pensado para que o Congresso seja produtivo do ponto de vista profissional e muito agradável socialmente”, afirma.

Cinco eixos

Os profissionais das universidades podem inscrever trabalhos que apresentem projetos inéditos ou com resultados complementares a um projeto já apresentado em sua instituição. Eles devem ter o formato de resumo expandido, com até 6 mil caracteres com espaço, contemplando introdução, objetivo, metodologia, resultados, conclusão, palavras-chave (3 a 5) e referências. O trabalho deve conter também um resumo de até 250 palavras. As propostas devem se enquadrar em um dos cinco eixos temáticos do Conpuesp: Administração, Gestão e Liderança; Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação; Diversidade, Inclusão e Pertencimento; Sustentabilidade; Saúde e Qualidade de Vida.

As propostas submetidas serão avaliadas com uma comissão científica de acordo com os seguintes critérios: cumprimento das normas do evento; qualidade da escrita; impacto, relevância do tema e abrangência do projeto; capacidade de replicabilidade a outros contextos; inovação; integração das áreas envolvidas; continuidade; otimização de recursos. Os resumos aprovados serão apresentados durante o evento no formato de pôster. Os modelos para elaboração dos resumos e dos pôsteres estão disponíveis no site do evento. A impressão dos trabalhos aprovados ficará a cargo da organização do evento.

A programação prévia do II Conpuesp, os links para submissão de propostas e outras informações estão disponíveis no site do evento.

Imagem de capa
Servidores das três universidades paulistas no Memorial da América Latina durante a primeira edição do Congresso em 2011

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”