Prêmio Inventores 2023 é marcado por homenagens e celebração

Edição de imagem

Pelo 16º ano, a Agência de Inovação Inova Unicamp realizou o Prêmio Inventores, um evento anual dedicado à celebração e reconhecimento de professores, pesquisadores e estudantes da Universidade, juntamente com inventores de empresas e instituições parceiras envolvidas com propriedade intelectual e transferência de tecnologia ligadas à Unicamp. Neste ano, foram 82 pessoas premiadas nas categorias de Propriedade Intelectual Licenciada e de Tecnologia Absorvida no Mercado, e uma empresa premiada na categoria de Criação de Spin-off Acadêmica.

O evento aconteceu na quinta-feira (14), na sede da Inova, localizada no campus de Campinas. Foi uma ocasião marcada por uma atmosfera festiva por conta dos resultados alcançados em 2022.

A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova, iniciou a cerimônia, comemorando mais um ano de esforço e dedicação na busca pelos resultados. “É uma alegria reconhecer e comemorar essas conquistas voltadas à cultura de proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo na Unicamp”, disse Frattini.

No evento, estiveram presentes diversas autoridades, como o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida José de Almeida Meirelles; a gerente de inovação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Diane Teo, que representou o reitor da PUC-Campinas, o professor Germano Rigacci Júnior; o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Toro; o coordenador adjunto com foco em Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Rodolfo Azevedo; a procuradora da Unicamp, Veridiana Porto; a coordenadora administrativa da Funcamp, Giovana Emiliano, entre outros.

O evento teve início com uma cerimônia de entrega de placas de homenagem aos inventores premiados que estavam presentes. Em seguida, os convidados foram encaminhados ao espaço externo da sede da Inova Unicamp, onde ocorreu o coquetel e a cerimônia. Durante a cerimônia, também houve a entrega dos troféus às unidades premiadas por suas conquistas na área de Proteção à Propriedade Intelectual e na Transferência de Tecnologia.

“O Instituto de Química (IQ) como um todo está sendo representado hoje por esse troféu. Quero agradecer à Inova Unicamp por facilitar a vida desses pesquisadores e auxiliar, na medida do possível, a proteção da propriedade intelectual. Isso é muito importante para o Instituto e para a Unicamp”, disse o professor Claudio Francisco Tormena, diretor do IQ, celebrando a conquista da unidade pela 6ª vez como destaque no depósito de patentes. Saiba mais em: Pela sexta vez, IQ Unicamp é destaque em Proteção à Propriedade Intelectual

Em seguida, o professor Hugo Enrique Hernández Figueroa, diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC Unicamp), subiu ao palco para receber o troféu, representando a FEEC pela premiação como a unidade Destaque em Transferência de Tecnologia do Prêmio Inventores da Unicamp.

Saiba mais:

Círculo virtuoso de pesquisa e relações com o mercado tornam a FEEC Unicamp destaque em Transferência de Tecnologia

“A transferência de tecnologia e a relação com a indústria é difícil em qualquer lugar do planeta. Existe aquele mito de que alguns lugares são mais fáceis por algum motivo, mas isso não é verdade. É um processo de construção, e, na FEEC, temos cultivado essa tradição já tem dois anos”, explica Figueroa.

O reitor da Unicamp Antonio Meireles (ao centro) faz parte dos inventores premiados na cerimônia, por sua tecnologia para atuação no etanol estar licenciada para a empresa Newpro
O reitor da Unicamp Antonio Meireles (ao centro) faz parte dos inventores premiados na cerimônia, por sua tecnologia para atuação no etanol estar licenciada para a empresa Newpro; a diretora-executiva da Inova Ana Frattini e o diretor-associado Renato Lopes  

Os discursos da cerimônia foram encerrados pelo reitor da Unicamp, Antonio Meireles, que, neste ano, também foi premiado com uma tecnologia licenciada pela empresa Newpro Engenharia.

Saiba mais: 

Tecnologia da Unicamp converte subproduto do etanol em fonte lucrativa e sustentável

Tom Zé, como é conhecido o reitor, em meio aos agradecimentos, enalteceu os resultados e comemorou a penetração da inovação e do conhecimento por todas as unidades da Unicamp.

“Queremos que o que produzimos em Ciência e Tecnologia e em conhecimento em geral tenha cada vez mais impacto. Queremos que gere produtos, que esses produtos sejam licenciados, e é isso que estamos celebrando neste evento”, afirmou o reitor da Unicamp.

Ao final da cerimônia, duas homenagens surpresas emocionaram o time interno da Inova Unicamp. A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, e o professor Renato Lopes, diretor-associado, entregaram rosas em homenagem a duas lideranças da Inova Unicamp pelo esforço e atuação nos resultados obtidos no Prêmio Inventores e no evento de celebração. Iara Ferreira, Coordenadora de Negócios e Inovação, e Kátia Kishi, Supervisora de Comunicação, foram as homenageadas.

Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2023: ClarkeModet; FM2S; Interfarma; e Antoniense.

Assista ao WebinarAplicação de Tecnologias da Unicamp na sociedade

Acesse a Revista Prêmio Inventores 2023

Confira galeria de fotos do evento

Imagem de capa
O evento teve início com uma cerimônia de entrega de placas de homenagem aos inventores premiados que estavam presentes

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”